Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para os programas de assistência estudantil
PERMANÊNCIA

Abertas inscrições para os programas de assistência estudantil

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 09h25 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 09h25

O Câmpus Jataí do  Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou  edital com as regras do processo de seleção dos estudantes para os Programas de Auxílio Financeiro da Assistência Estudantil. A iniciativa visa contribuir para a permanência e êxito estudantil, conforme os critérios estabelecidos pela Política de Assistência Estudantil. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 12 de junho, via Suap. Podem se inscrever nos Programas de Auxílio Financeiro da Assistência Estudantil, todos os estudantes ingressantes e veteranos matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnico integrado integral na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), técnico subsequente e graduação.

A quantidade de vagas para cada Programa de Auxílio Estudantil será divulgada posteriormente pela Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Geppex) do Câmpus Jataí, levando em consideração o orçamento disponível na instituição. Para efetivar a inscrição, os estudantes devem acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) pelo endereço http://suap.ifg.edu.br, preencher o questionário de Caracterização Socioeconômica e realizar a inscrição no(s) programa(s) desejado(s), anexando a documentação requerida de acordo com os Anexos I e II do edital.

Os estudantes já inscritos no SUAP devem atualizar seus dados socioeconômicos e documentação de acordo com as instruções presentes nos Anexos I e II. Já os estudantes veteranos que participam de algum Programa de Auxílio Financeiro, conforme o Edital de Recadastramento nº 004/2022, poderão se inscrever para um Programa diferente ao que já participam. É permitido aos estudantes candidatarem-se a todos os Programas de auxílio financeiro do edital, porém, o máximo de três tipos de auxílio financeiro poderá ser acumulado, incluindo aqueles provenientes de editais anteriores, como o EJA Permanência e Restaurante Estudantil.

Os estudantes podem acessar o manual de orientação para o preenchimento das inscrições, disponível no link www.ifg.edu.br/dti/manuais, onde poderão encontrar informações detalhadas no Manual do Aluno - Questionário Socioeconômico. Aqueles que residem com seus familiares ou dependem financeiramente deles devem apresentar a documentação referente à família, incluindo todas as pessoas que residem no domicílio. Os estudantes oriundos de outros municípios que residem temporariamente em Jataí para fins de estudo, dependendo financeiramente de seus familiares e que desejam candidatar-se ao Programa Moradia, também devem apresentar documentação referente à família, além de comprovantes de despesas e eventuais rendimentos em Jataí.

Todos os documentos devem ser anexados ao SUAP durante o processo de inscrição. É importante ressaltar que inscrições com documentação incompleta, fora dos prazos estabelecidos ou ausência de documentos serão indeferidas. As informações fornecidas no ato da inscrição são de total responsabilidade do candidato e do responsável, no caso de menores de idade, e as declarações anexadas ao SUAP devem estar devidamente assinadas. Inscrições que não estejam em conformidade com o edital serão anuladas a qualquer momento.

Quanto aos critérios de seleção, os estudantes devem estar regularmente matriculados nos cursos listados no item 2.2 do edital, apresentar renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio vigente no país e ter realizado a inscrição conforme o item 2.3. Para os candidatos ao Programa Moradia, é necessário ser oriundo de outro município. A seleção será realizada com base na publicação da listagem de estudantes, considerando o número de matrícula, levando em conta o nível de maior desigualdade socioeconômica definida a partir do estudo socioeconômico realizado pelo profissional de Serviço Social. Os estudantes classificados com maior desigualdade socioeconômica serão selecionados para participação imediata nos Programas, dentro do limite orçamentário da instituição.

Durante todo o ano de 2023, será considerada a ordem de classificação do resultado deste Edital para atendimento de novos estudantes, formando uma lista de "espera" para casos de evasão, conclusão ou desistência de estudantes participantes. Estudantes que ingressarem na instituição após o processo seletivo e apresentarem situação de desigualdade socioeconômica maior que os estudantes da lista de espera poderão ser incluídos posteriormente, mediante abertura de processo administrativo, de acordo com a Portaria n° 2079/2021.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí