Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para aluno especial no PPGECM

Abertas inscrições para aluno especial no PPGECM

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 08h42 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 09h58

Estão abertas as inscrições para aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). No total foram disponibilizadas 15 vagas nas disciplinas "Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental", Fundamentos Teóricos e Práticos da Formação Docente" e "O Ensino de Ciências e Matemática para a Educação de Jovens e Adultos".  As inscrições serão online e deverão ser efetuadas até o próximo dia 4 de julho.

Para se candidatar a uma das vagas deverá ser enviado email à Coordenação do Programa, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. durante o período de inscrição, contendo a seguinte documentação em arquivo único, no formato PDF, na ordem exigida na chamada pública 02/2023: Ficha de Inscrição; Carteira de Identidade; Diploma de Graduação (frente e verso); Planilha de Pontuação (com documentação comprobatória); Formulário de Justificativa.

Podem se candidatar às vagas como aluno especial nas disciplinas ofertadas pelo PPGECM qualquer estudante que possa título de graduação realizado em instituição reconhecida pelo MEC e, também, qualquer estudante regular em outro curso de pós-graduação para realizar disciplina de seu interesse devido à natureza do trabalho de pesquisa que realiza.

O Formulário de Justificativa deverá conter um texto escrito em formato livre, respeitando a modalidade padrão da língua portuguesa, argumentando de que maneira a disciplina escolhida é capaz de contribuir para o seu crescimento pessoal e para a qualificação profissional e, se for o caso, argumentar como a disciplina contribuirá para a elaboração de projeto de pesquisa. Ela deverá ter, no máximo, duas laudas, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

A seleção dos inscritos levará em conta a trajetória acadêmico/profissional e a justificativa. No que diz respeito à análise da justificativa, será levada em consideração a presença de uma argumentação sólida e convincente que explique a escolha da disciplina. Os candidatos/as devem seguir os critérios estabelecidos na Ficha de Avaliação da Justificativa, disponível no anexo A, que descreve os elementos essenciais para a análise desse quesito.

Em relação à trajetória acadêmica/profissional, o processo de seleção baseia-se na análise minuciosa e verificação da pontuação obtida através do preenchimento da Planilha de Pontuação para Análise da Trajetória Acadêmica/Profissional. É importante ressaltar que, para garantir a validade dos pontos atribuídos, é necessário que os documentos comprobatórios correspondentes sejam anexados. Caso contrário, o item em questão será desconsiderado, resultando em uma pontuação zero para o candidato/a.

Em situações de empate entre os candidatos/as, o critério utilizado para o desempate será a idade. Nesse caso, a preferência será dada ao/à candidato/a mais velho/a, conforme estabelecido pelas normas do processo seletivo.

Acesse aqui a página para a inscrição

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí