Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG inicia processo de implantação de novo sistema de gestão acadêmica
SUAP ENSINO

IFG inicia processo de implantação de novo sistema de gestão acadêmica

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 17h19 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 17h19

O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou o processo de implantação do novo sistema de gestão acadêmica, o módulo SUAP-Ensino. Esse sistema substituirá o Q-Acadêmico, que atualmente é responsável pelo controle e registro acadêmico do IFG.

O processo de implantação é coordenado pelas diretorias de Gestão Acadêmica e de Tecnologia da Informação juntamente com uma comissão instituída pela Portaria 1712/2023. O módulo SUAP-Ensino, que já é amplamente utilizado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, permitirá que os usuários tenham mais autonomia e agilidade na gestão de dados acadêmicos.

Gestão Acadêmica

De acordo com o diretor de Gestão Acadêmica do IFG, o professor Vinicius Sousa Ferreira, “após estudos realizados, o IFG verificou a necessidade de buscar uma alternativa viável e segura para a gestão acadêmica, que envolve atividades realizadas por professores e estudantes, como preenchimento de diário de classe, matrícula, rematrícula, frequência, cursos, emissão de notas, relatórios e documentos, entre outras atividades inerentes ao ambiente escolar”.

Segundo Vinicius, “o Sistema Único de Administração Pública (SUAP) já é amplamente usado pela comunidade acadêmica para o gerenciamento de processos, documentos eletrônicos, gestão de pessoas, plano de trabalho docente e, agora, tem também a função de Gestão de Dados Acadêmicos”.

Como destaca o diretor de Gestão Acadêmica do IFG, “um novo sistema se faz necessário em vista das integrações com outros módulos, como plano de trabalho docente, módulos pesquisa e extensão, além da economicidade alcançada com a implantação do sistema que é gerido pela própria rede não gerando custos como o atual sistema utilizado (Q-Acadêmico)”.

Aprimoramento da gestão acadêmica

Para a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, a implantação do módulo SUAP-Ensino, como elemento de aprimoramento da gestão acadêmica institucional, é muito importante para a comunidade acadêmica. Segundo a reitora,  “a implantação do SUAP-Ensino como Sistema de Gestão Acadêmica do IFG está alinhada aos objetivos organizacionais e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e trará uma série de benefícios, tais como: atendimento às especificidades de todas as modalidades de cursos ofertadas pelo IFG; gerenciamento remoto do sistema por parte de gestores; formação de grupos de discussão de temas e compartilhamento de arquivos; gerenciamento de eventos acadêmicos como palestras e minicursos, com inscrição, registro de participantes e emissão de certificados online; acesso de forma mais fácil a dados sobre alunos e cursos, auxiliando os processos de transparência pública e ainda, economia para a Instituição”.

De acordo com a professora Maria Valeska, pró-reitora de Ensino do IFG, “a implantação do módulo SUAP-Ensino representa um grande avanço institucional em relação ao registro das atividades acadêmicas, pois, fundamentalmente, promoverá a integração de dados de ensino, pesquisa e extensão”. Ainda segundo Maria Valeska, “com o módulo SUAP-Ensino, o estudante poderá ter acesso a documentos relativos à sua vida acadêmica, tais como declaração de matrícula e histórico escolar, por meio de login e senha, já autenticados pelo sistema, desburocratizando o processo de solicitação de documentos.”

Cronograma de implantação

O processo de implantação do novo Sistema de Gestão Acadêmica SUAP-ENSINO ocorrerá de forma gradual, iniciando com dois cursos ofertados na modalidade da Educação a Distância (EAD) neste ano e, em 2024 e 2025, com os demais cursos regulares, atingindo toda comunidade acadêmica do IFG. Nesse processo, serão elaborados manuais de uso para os servidores e discentes.
Confira o cronograma elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino:

2023/01 - Cursos EAD

• Câmpus Uruaçu | Curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Câmpus Senador Canedo | Curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Câmpus Luziânia | Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural
  • Câmpus Aparecida de Goiânia | Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural

2024/01 - Cursos Regulares

• Câmpus Uruaçu
  • Câmpus Senador Canedo
  • Câmpus Luziânia
  • Câmpus Aparecida de Goiânia
  • Câmpus Formosa
  • Câmpus Jataí
  • Câmpus Goiânia Oeste

2025/01: Cursos Regulares

• Câmpus Cidade de Goiás
  • Câmpus Anápolis
  • Câmpus Águas Lindas
  • Câmpus Goiânia
  • Câmpus Valparaíso
  • Câmpus Inhumas
  • Câmpus Itumbiara

Para mais informações sobre o novo sistema, acesse:  https://www.ifg.edu.br/suap-edu

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.