Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Planejamento acadêmico inaugura semestre letivo
ENSINO

Planejamento acadêmico inaugura semestre letivo

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 13h16 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 13h16

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) retomou  as atividades letivas nesta quinta-feira, 27 de agosto. Ao longo dos primeiros dias da semana, servidores docentes e técnico-administrativos participaram da Semana de Planejamento2023/2, com debates sobre a, apresentações artísticas, apresentação de novos servidores e informes sobre procedimentos acadêmicos e administrativos.

O professor Wendell Bento Geraldes, do Câmpus Luziânia do IFG, proferiu a palestra "Repensando as práticas pedagógicas em tempos de Inteligência Artificial (IA). A participação do professor Wendell ocorreu na tarde de segunda-feira, 24. Wendell proferiu sua palestra remotamente e a atividade está disponível no Canal do Câmpus Jataí do IFG. Também na tarde de segunda-feira foram apresentados os servidores efetivos e substitutos do câmpus que passaram a atuar no primeiro semestre do ano. Além disso, a gestão do câmpus apresentou informes.

Já na terça-feira, 25, as atividades começaram com café da manhã oferecido pelos estudantes que organizaram a festa Junina do Câmpus. Em seguida, de volta ao auditório, o Art'cum pequi, grupo teatral da Universidade Federal de Jataí (UFJ) apresentou a esquete Tibúrcia. Em seguida a juíza Sabrina Rampazzo, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher da comarca de Jataí-GO e a professora Nayana Zaiden, do câmpus Jataí protagonizaram a mesa redonda "Repensando as relações humanas em tempos pós-pandêmicos". A juíza Sabrina Rampazzo falou sobre os casos de violência doméstica, violência contra a mulher e sua atuação no juizado. Já a professora Nayana Zaiden destacou como identificar casos de assédio moral e sexual.

Prosseguindo com a temática feminina, as estudantes Gabriela Oliveira Melo e Layane Figueira Lima apresentaram a pesquisa "O IFG Câmpus Jataí é um lugar de fomento e inserção de mulheres na carreira científica"? A pesquisa foi orientada pela professora Marta João Francisco Silva Souza e realizada no âmbito do PIBIC.

Na quarta-feira, a professora Marina Malagoni, coordenadora acadêmica do Câmpus Jataí apresentou o histórico dos debates das novas diretrizes do Ensino Médio Integrado em Tempo Integral no IFG e o caminho que deverá ser percorrido pela instituição até a construção dos novos PPCs dos cursos, no prazo de 18 meses a contar da publicação do regulamento em junho de 2023. Por fim, também na quarta-feira,  o professor Carlos Alberto Costa, diretor-presidente do Parque Tecnológico de Jataí (Jataítech) palestrou sobre as atividades promovidas pelo Parque Tecnológico desde a sua implementação. Foram apresentados o histórico de implantação do Parque Tecnológico, os programas e os projetos em andamento, as parcerias realizadas e o recursos financeiros capitados neste período.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí