Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidor do Câmpus Jataí tem patente de software registrada no INPI

Servidor do Câmpus Jataí tem patente de software registrada no INPI

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h37 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h37

O servidor técnico-administrativo do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jefferson Carlos Sanches de Faria registrou no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) o portal www.pancdocerrado.com.br. Este é o terceiro registro de propriedade intelectual alcançado por Jefferson no âmbito de sua atuação no IFG. O site é vinculado à pesquisa que Jefferson realiza no programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do câmpus Anápolis do IFG.

O site é o produto educacional resultado da pesquisa Contribuições da Realidade Aumentada na criação de Objeto de Aprendizado para o Ensino de Plantas Alimentícias não-convencionais (PANC) do cerrado e suas possibilidades gastronômicas. O produto desenvolvido será utilizado em sala de aula no curso técnico integrado na modalidade Educação em Jovens e Adultos (EJA) em Gastronomia do Câmpus Goiânia do IFG.

O pesquisador aponta que foi idealizado um portal de conteúdo que interliga conhecimentos de várias áreas de ensino, como gastronomia, geografia, biologia e educação. Este portal de conteúdo, PANC do Cerrado, que pode ser acessado através do endereço http://www.pancdocerrado.com.br, oferta a princípio, um catálogo com 10 espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que são plantas com alto poder nutritivo, de uso alimentício, desprezadas no uso do dia a dia. O site traz ainda conceitos sobre extrativismo, sazonalidade, preservação do bioma Cerrado, utilização medicinal, reaproveitamento alimentar, sugestão de empratamento e fichas técnicas dos preparos, além, de ofertar todo o catálogo e os pratos utilizando o recurso da realidade aumentada.

Jefferson comenta que “a utilização da Realidade Aumentada permite melhor percepção das espécies, uma vez que as mesmas podem ser visualizadas em três dimensões, com fácil acesso, seja por dispositivos móveis ou computadores, o que pode suprir o conhecimento destas fora da sua sazonalidade.”

O estudante conta ainda com outros dois registros, “Algo-ritmo” e “Cifrafácil”.  O primeiro trata-se de um jogo desenvolvido que utiliza o recurso da música para o ensino de algoritmo e o segundo, sobre um programa que faz transposição de tonalidade de cifras e solos musicais, e outros recursos musicais, sem a necessidade de conexão com a Internet. Finaliza comentando “É uma satisfação contribuir com a pesquisa do IFG, conectando áreas distintas, através de cada criação. Espero ainda que o PANC do Cerrado possa ter fomentos ou parcerias para expandir seu catálogo para uma base nacional", completa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí