Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Engenharia Civil celebra 10 anos do curso
SEMEC

Semana de Engenharia Civil celebra 10 anos do curso

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 18h46 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 18h46

Começou na última segunda-feira, 25 de setembro e segue até sábado, 30de setembro, a quinta Semana de Engenharia Civil (Semec) do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento marca as comemorações dos 10 anos do curso, cujas atividades começaram em 14 de março de 2013. A solenidade de abertura ocorreu no auditório da Unidade Riachuelo e reuniu servidores, estudantes, egressos  na celebração do aniversário do curso. A Semec é uma realização do Câmpus Jataí do IFG, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Jataí (AEAJA).

O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza, celebrou o aniversário do curso e destacou a importância do mesmo. "É nosso orgulho percebermos a atuação firme do IFG para a formação de novos profissionais, permitindo que eles ingressem no mercado de trabalho e construam suas carreiras com base na formação humana e técnica oferecida pela Instituição", festejou. Ruberley ainda lembrou que o palestrante da noite de abertura, Lucas Yamamuchi é egresso do curso de Engenharia Civil.

Já o presidente da Aeja, Cantimiro Melo Martins, destacou a atuação da associação e sua parceria com o IFG. "Estamos realizando uma série de encontros chamados Bate Papo das Engenharias nas Escolas, em que levamos o debate sobre as áreas de atuação dos engenheiros para estudantes das escolas públicas de Jataí. Precisamos entender que o mercado deve ser colaborativo, que a atuação dos engenheiros em conjunto fortalece o campo e abre novas expectativas", explicou. Cantimiro também falou, com orgulho, de sua história como egresso do curso de Edificações, quando a instituição ainda era Unidade Descentralizada da antiga Escola Técnica de Goiás.

Por outro lado, o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Eulher Chaves Carvalho destacou o histórico do curso, afirmando que "Essa semana de Engenharia Civil nos permitir refletir sobre o que vira no nosso curso, além de recordar o tempo em que os agora egressos passaram como estudantes da instituição. Ao mesmo tempo, celebramos todos os profissionais que atuaram na Engenharia Civil", festejou. Eulher também falou sobre quantos estudantes já passaram pelo curso, quantos concluíram e quantos seguem matriculados.

Além da solenidade de abertura, que contou com apresentação musical, o engenheiro civil Lucas Yamamuchi proferiu conferência sobre trajetos e perspectivas da construção civil. Na terça--feira, foram realizadas três palestras. "Desafios para a mobilidade segura", pelo professor Philippe Barbosa, do IFGoiano. Docentes emblemáticos nos dez anos do curso de Engenharia Civil foram homeneagedos na solenidade, com entrega de comendas por profissionais egressos do curso. Caroline Duares Alves Gentil, Eulher Chaves Carvalho, Francielle Coelho dos Santos, Rafael Alves Pinto Júnior e Ronan de Oliveira Lopes Júnior.

Na terça-feira, 26, o professor Philippe Barbosa, do IFGoiano, proferiu  a palestra "Desafios para a Mobilidade Segura". Também na terça-feira, a coordenadora Acadêmica do Câmpus Jataí, e professora do curso de Engenharia Civil, falou sobre "Estudo da Renovação Higrotémica de paredes Históricas com Concreto de Cânhamo".  Por fim, a assessora Institucional do Crea Jovem,  Ana Renata Volpini Litgalla falou sobre "Quase Engenheiros" Por onde começar?"

Na noite desta quarta-feira, 27 de setembro, o professor Nuno Marques de Almeida, do Instituto Técnico de Lisboa, falou sobre "Gestão da Construção e Ciclo de Vida dos Ativos Construídos". Os participantes da Semec se reuniram no miniauditório 2 da Unidade Flamboyant e assistiram, coletivamente, a conferência por meio do Google Meet. Nino falou que a Gestão de Construção deve começar antes mesmo do canteiro de obras. O professor também ressaltou a necessidade de se pensar na articulação entre custos, desempenho e riscos para a vida útil das construções.

Os minicursos começaram também nesta quarta-feira e seguem amanhã. A professora Tallyta Curado falará sobre "Pavimentação".  Os Engenheiros Civis Nevelson Faleiro e Alexsandro Gomes falarão sobre "Engenharia de Incêndio e Dimensionamento de Sistemas Preventivos Fixos de Incêndio. Por fim, o engenheiro Civil Bruno Paniago ministratará minicurso sobre MS Project. O Concurso da Ponte de Macarrão e a exposição de produtos de tecnologia da construção civil ocorrerão na sexta-feira, 29 de setembro, Na Unidade Flamboyant.

A última atividade da Semana de Engenharia Civil ocorrerá no sábado, 30 de junho, com Papo Técnico na obra do Condomínio Reserva Aurora.

Acesse a programação da Semana de Engenharia Civil

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí