Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > VI EJA em Ação debateu qualidade social e dignidade no mundo do trabalho
EJA

VI EJA em Ação debateu qualidade social e dignidade no mundo do trabalho

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 19h26 | Última atualização em Domingo, 08 de Outubro de 2023, 20h00

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na última semana   o VI EJA em Ação. O evento, organizado pela coordenação do curso técnico integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve como tema "Qualidade Social e Dignidade no Mundo do Trabalho". O evento contou com palestras, mesas redondas, apresentações culturais, apresentação de posteres e mostra.

As atividades foram iniciadas na segunda-feira, 2 de outubro, com a palestra "Síndrome de Bournout e o Mundo do Trabalho", realizada no Miniauditório da Unidade Flamboyant e  proferida pela psicóloga Nathália Borges Santos (UFJ). Já a abertura oficial do evento ocorreu na terça-feira, 3 de outubro, no auditório da Unidade Riachuelo. A abertura oficial contou com a peça teatral "Opressões do Dia a Dia", dirigida pela professora Andrea Pita e com atuação de Aracelia de Carvalho Cabral Assis, Daiane Couto Oliveira, Deusilene da Cruz e Wallison Henrique Gouveia Lima, estudantes da EJA.

Após a apresentação cultural, a mesa solene foi formada com a presença da coordenadora do curso de Secretariado, professora Carmencita Ferreira Silva Assis; a presidenta da Comissão organizadora, professora Mara Rubia de Souza Rodrigues de Morais; a coordenadora acadêmica, professora Marina Malagoni, representando o diretor-geral do Câmpus Jataí, e o presidente da Câmara Municipal de Jataí, Abimael Silva.

Mara Rúbia agradeceu aos presentes, especialmente à comunidade do Colégio Estadual Frei Domingos, que esteve presente no evento, assim como a delegação do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Mara questionou "Porque falarmos da EJA? Porque a educação de jovens e adultos é uma demanda de todo o Brasil, explicou. Mara também apontou que mais de 50% da população adulta de Goiás não tem ensino médio completo.

A coordenadora acadêmica do Câmpus Jataí professora Marina Malagoni, ressaltou a relevância da EJA para a formação integral das pessoas. "Não oferecemos EJA apenas para cumprir os marcos legais, mas para contribuir com a formação pessoal e profissional deste público adulto, explicou. Emocionada, citou um caso pessoal. "Minha mãe, hoje com 65 anos, está em um curso superior graças à Educação de Jovens e Adultos", celebrou.

O presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador Abimael Silva destacou que o legislativo está de portas abertas para atender as demandas do IFG. "Uma reunião importante é aquela em que somos cobrados e, para mostrar nosso compromisso com a Educação, metade dos vereadores da cidade estão aqui", finalizou.

Na ocasião da abertura do EJA em Ação, a comissão do evento entregou ao presidente da câmara municipal um ofício solicitando a implementação do passe livre municipal para estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Entrega de ofício solicitando passe livre estudantil para estudantes da EJA

A professora Mad'Ana Castro, que é aposentada e atua nos programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Anapólis  (ProfEPT) e de Educação do Câmpus Goiânia começou sua palestra falando sobre Poesia. "Este encontro é poesia e o VI no nome do evento não é só um número, mas mostra de forma cristalina o compromisso do câmpus Jataí com a Educação de Jovens e Adultos", celebrou. Mad'Ana relembrou o histórico da implementação dos cursos EJA no IFG, com a Eletrotécnica no Câmpus Goiânia e Edificações no Câmpus Jataí.

Mad'Ana apontou uma série de dados relacionados à escolarização das pessoas adultas, mas deixou como reflexão elementos que considera fundamentais para se compreender a EJA. São eles:  Manter o vínculo com primeiro esforço/ação desses sujeitos para voltar à escola; Reconhecer a tensão entre tempo de trabalho e tempo de aprendizagem: como organizar o tempo de aprendizagem escolar para estudantes da EJA, considerando suas especificidades enquanto trabalhadores estudantes; Apreender e potencializar os motivos da permanência;  Manter a pauta da EJA na instituição e a necessária ação da gestão para efetivação das políticas e Estabelecer compromisso ético político com a EJA.

Na quarta-feira, a roda de conversa "Ciências e Matemática na Educação de Jovens e Adultos: reflexões e possibilidades  metodológicas" foi realizada virtualmente, com a presença dos professores Nilton Lázaro Jesuíno e Fernanda Silva Rodrigues Lima. Presencialmente, o miniauditório da Unidade Riachuelo recebeu a roda de conversa "Gênero, Trabalho e Direitos", com a presença de Estael de Lima Gonçalves, doutoranda do PPGECM e José Gabriel Antunes Assis. Também na quarta-feira,  a estudante Gabrielle Corrêa, atuou na performance "Alvorescer".

Na quinta-feira, as doutoranda do PPGECM, SImone Rosa e Estael Lima Gonçalves conduziram a mostra "Saberes Locais, Ancestralidade e Trabalho". Simone e Estael também conduziram a roda de conversa "Estudantes da EJA e seus saberes locais, dignidade e trabalho".

Já na quinta-feira, a roda de conversa "Educação Popular e Dignidade Humana: Dialogando sobre uma Educação Popular Feminista" foi conduzida pelas professoras Aline Luz (IFG), Rennika Lázaro Dourado Cardoso, Helga Martins de Paula (UFJ), Isabel de Tássia (UFJ), Francielle Rainha (UFJ) e por Valdenilda Rosa, presidenta da Associação do Bairro Nova Esperança e estudante do curso de Secretariado.  Com direção de Andreia Pita, a peça "Vozes-Mulheres" contou com a atuação de Adenisi Mendonça Santana.

Por fim, na sexta-feira, houve exposição de banners com a produção acadêmica de docentes e discentes da EJA; comunicações orais também de docentes e discentes do curso de Secretariado e, encerrando o VI EJA em Ação, apresentação musical.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí