Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor do Campus Jataí participará de Projeto Piloto para avaliar a confiabilidade do uso de IA Generativa no Ensino Superior

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 09h48 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 10h07

O professor Gustavo de Assis Costa, da área de Computação do IFG – Campus Jataí, foi convidado par participar do projeto piloto da iniciativa Z-inspection® (https://z-inspection.org/pilot-project-assessing-trustworthiness-of-the-use-of-generative-ai-for-higher-education/), a qual visa avaliar o uso de IA (Inteligência Artificial) generativa no ensino superior considerando casos de uso específicos.

Para este projeto piloto, serão avaliadas as implicações éticas, técnicas, específicas de domínio (ou seja, educação) e legais do uso de produtos/serviços de IA generativa no contexto universitário.

Z-inspection®

É o primeiro processo mundial de inspeção para avaliar IA ética e confiável (https://z-inspection.org) que pode ser aplicado a uma variedade de domínios, como negócios, saúde, setor público, entre muitos outros. A iniciativa é formada por uma comunidade de experts de todo o mundo para desenvolver critérios e métodos para avaliar a confiabilidade da IA, liderada pelo Prof. Roberto Zicari, professor afiliado da Yrkeshögskolan Arcada, Helsinque, Finlândia, professor adjunto da Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul e fundador do Frankfurt Big Data Lab, Alemanha.

IA Generativa

É um termo amplo que pode ser usado para qualquer sistema de IA cuja função principal seja gerar conteúdo. Isto contrasta com os sistemas de IA que desempenham outras funções, como classificar dados (por exemplo, atribuir rótulos a imagens), agrupar dados (por exemplo, identificar segmentos de clientes com comportamento de compra semelhante) ou escolher ações (por exemplo, dirigir um veículo autônomo).

Exemplos típicos de sistemas de IA generativos incluem geradores de imagens (como Midjourney ou Stable Diffusion), grandes modelos de linguagem (como GPT-4, PaLM ou Claude), ferramentas de geração de código (como Copilot) ou ferramentas de geração de áudio (como VALL-E ou resemble.ai).