Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "Onde mora o seu racismo" atividade de extensão debate a questão racial no Brasil
ANTIRRACISMO

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 10h40 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 15h01

Os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram de oficina de combate ao racismo. A atividade foi organizada em articulação entre a CPPIR, a professora Luciana Martini e o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (Najup) Josiane Evangelista da UFJ.

A atividade foi realizada toda a manhã da última terça-feira, 14 de novembro e ocorreu no horário das aulas da professora Luciana, com cada uma das turmas dos primeiros anos de forma articuladas. A oficina utilizou os princípios da Extensão Popular, por meio da metodologia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e também com a produção de cartazes que tematizavam "Onde mora o seu racismo".

Os estudantes extensionistas da frente Povos Tradicionais do Najup, sob orientação do professor Philipe Cupertino, conduziram a experiência do teatro o oprimido com a montagem de três cenas do Teatro Imagem. Na primeira cena que os estudantes do Câmpus Jataí tiveram que elaborar, eles deveriam produzir uma imagem com seus corpos, representando uma sociedade racista. A segunda imagem deveria representar uma sociedade que combate o racismo e, por fim, a terceira imagem deveria tematizar uma sociedade que superou o racismo.

O professor Philipe Cupertino, coordenador do curso de Direito e da Frente povos tradicionais da UFJ, destacou a importância de se debater o racismo "não devemos combater o racismo simplesmente porque é crime, mas também porque é moralmente inaceitável. O racismo deixar marcas psicológicas de violência sobre as suas vítimas", explicou.

Já a professora Luciana Martini destacou que as ações de combate ao racismo e do ensino da história e cultura afrobrasileira devem, também legalmente, fazer parte do cotidiano escolar

Coordenador de Comunicação Social/Câmpus Jataí