Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Energia Limpa
Energia Limpa

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 08h57 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 07h35

IFG terá sistema de geração de energia solar fotovoltaica em nove câmpus

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai implantar sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaico com capacidade de 1MWp nos câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Valparaíso e Uruaçu.  Nestes nove campus, além do Câmpus Senador Canedo, também serão substituídas cerca de 26 mil lâmpadas de baixa eficiência por sistema de iluminação com tecnologia LED.

O Câmpus Aparecida vai ganhar ainda uma Estação de Tratamento de Esgoto, com reaproveitamento da água para rega dos jardins e arrefecimento de um conjunto de painéis solares e do biogás para cogeração termoelétrica. Tudo isso será possível porque a Instituição teve projeto selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016, e vai receber R$ 11.113.839,63.

O projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG” é coordenador pelo professor Ghunter Paulo Viajante (Câmpus Itumbiara) e tem como pesquisadores os Sérgio Batista, Marcelo Escobar, Eric Nery Chaves, Olívio Carlos, Luis Gustavo Wezs, Marcos Antônio Arantes, do Câmpus Itumbiara, e José Luis Domingos, Aylton José Alves, Wesley Pacheco Calixto, Elder Geraldo Domingues, Sérgio Botelho, Douglas Pitaluga, Sandro Morais, Vinícius Carvalhaes e Geovanne Pereira Furriel, do Câmpus Goiânia. Conta ainda com os professores André Luiz Silva Pereira e José Antônio Lambert, do Câmpus Jataí, como colaboradores.

Parte da equipe responsável pelo projeto foi recebida hoje, 29, pelo reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, que esteve acompanhado pelos pró-reitores de Administração e Pesquisa e Pós-Graduação, Ubaldo Eleutério e Ruberley Rodrigues. Na reunião foram definidos os encaminhamentos institucionais para o desenvolvimento do projeto e apresentadas as contrapartidas do IFG, que além do aporte de recursos financeiros deverá envolver a oferta de cursos extensão de formação inicial e continuada em áreas relacionadas ao projeto e também a oferta de disciplinas sobre eficiência energética nos cursos regulares nas áreas de engenharias.

Economia

Sobre a economia, o reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues, destacou que o projeto, além de consolidar o IFG como um centro de referência nacional na área de fontes alternativas de energia e eficiência energética, resultará em economia significativa do custo anual com energia elétrica no IFG, que é de cerca de R$ 2,2 milhões.

“Com as ações de eficiência energética previstas no projeto, o IFG no futuro próximo vai praticamente zerar sua conta de energia elétrica. Assim, o recurso financeiro que será economizado poderá ser utilizado em outras áreas da Instituição”, ressalta o Reitor.

Pesquisas

Também faz parte do escopo do projeto a realização das pesquisas: Análise do impacto técnico nas redes de distribuição de energia em função da inserção das usinas fotovoltaicas e de ações de eficiência energética;  Desenvolvimento de uma plataforma experimental para a conexão e interfaceamento de sistemas fotovoltaicos à rede elétrica, visando a nacionalização da tecnologia; Desenvolvimento de uma planta piloto para conversão de energia termo elétrica a partir da utilização do biogás; Análise de viabilidade econômica, com a aplicação de métodos determinísticos e estocásticos, frente à instalação de sistemas de geração distribuída; e Estudo das estruturas de telhados para instalação de painéis fotovoltaicos.

O projeto prevê, ainda, a aquisição de diversos equipamentos e softwares para a implantação de um Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis, no Câmpus Itumbiara.

Para seu desenvolvimento, os estudantes do IFG serão contemplados com 37 bolsas de estágio, iniciação científica ou mestrado.

Como coordenador, o professor Ghunter Paulo assegura que o projeto também promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, docentes e servidores das duas instituições participantes, IFG e CELG, que é a proponente do projeto. “Essas ações de eficiência energética devem ter continuidade e podemos replicá-las em outras instituições e unidades consumidoras”, afirma.

O Câmpus de Goiânia já foi contemplado em outro projeto para instalação de uma unidade de minigeração solar fotovoltaica de 250 kWp.