Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conciliar direito de servidores e interesse da Administração é saída para permanência de pessoal
Reditec 2024

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 09h28 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 16h19

"O desafio da permanência de servidores no processo de interiorização da RFEPCT" foi o debate que encerrou o segundo dia da  48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).  A conferência reuniu o Pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFCE e coordenador do FORGEP/CONIF, Marcel Ribeiro Mendonça; a Reitora do IFNMG, Joaquina Aparecida Nobre da Silva e a Coordenadora-Geral de Atendimento as Entidades Vinculadas SIPEC - SGA/MEC, Nilva Celestina do Carmo.

Marcel Ribeiro Mendonça em sua fala apontou a permanência de servidores "como um dos maiores desafios da Rede no processo de interiorização", disse. O Coordenador do FORGEP/CONIF trouxe em sua apresentação uma série de dados sobre o número de servidores, o potencial de movimentação da força de trabalho, entre outras questões relativas à gestão de pessoas nos Institutos Federais.

Os dados que Marcel expôs estão presentes em pesquisas científicas e no Painel Específico de Pessoal (PEP) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Sobre estes dados, o que se destaca é que os estados em que há mais desligamento de servidores docentes, sejam por exoneração, vacância, remoção, ou redistribuição são Pará e Amazonas. Já entre os técnico-administrativos em Educação (TAE), os estados com maior desligamento são o Pará e São Paulo.

Um ponto de convergência na fala dos palestrantes foi que o principal gargalo para a permanência de servidores na interiorização da Rede Federal está nas condições de infraestrutura das cidades do interior que recebem os câmpus, além da distância da família destes servidores. Por outro lado, o que torna destaque entre os fatores que poderiam fortalecer a fixação destes servidores seria uma melhor remuneração.

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva destacou a importância da conferência e da centralidade que a 48ª  Reditec deu à Gestão de Pessoas. Joaquina também disse "não estamos aqui para trazer uma solução relacionada à permanência de servidores nos câmpus do interior, mas para que possamos refletir juntos a respeito do tema", explicou.

Por fim, a coordenadora-Geral de Atendimento as Entidades Vinculadas SIPEC - SGA/MEC, Nilva Celestina do Carmo apontou que a própria criação desta coordenação no âmbito do MEC veio para auxiliar nas reflexões a respeito da permanência dos servidores nos câmpus do interior "Da mesma forma como falamos da permanência e êxito dos estudantes, precisamos falar do tema relacionando-os aos servidores no sentido de conciliar o interesse da administração e o interesse pessoal dos sujeitos", conclamou.

Nilva deixou questões a serem pensadas pelos gestores da Rede Federal "Qual o perfil profissional para atender à demanda da interiorização? Esse perfil está sendo alcançado? Temos, enquanto |Rede, debatido a interiorização com o público interessado em participar do quadro de pessoal?"

O Conif é a entidade promotora da Reditec e, nesta edição, teve a parceria do Instituto Federal de Goiás (IFG) para a realização do evento. Com o tema “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”, o evento reúne mais de mil pessoas de todos os estados do Brasil, no Centro de Convenções Di Roma, na cidade de Caldas Novas – Goiás.

Assista a Conferência: https://www.youtube.com/watch?v=GE8BCANX4R4

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí