Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curricularização da extensão e formação continuada foram alguns dos temas da tarde desta terça-feira
REDITEC 2024

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 15h15 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 16h19

A 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) está com uma programação variada. E não foi diferente na tarde desta terça-feira, 22 de outubro. Entre as palestras realizadas, a sobre "Formação continuada e valorização dos profissionais da educação profissional e tecnológica", teve participação do coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Rafael Farias, que apresentou o ProGestores, novo programa de capacitação da Rede que está previsto para ser implementado ano que vem.

Rafael explicou que a plataforma de capacitação funcionará de forma on-line com possibilidade de customização presencial e acrescenta: "Com trilhas pensadas e orientadas para as nossas necessidades". O ProGestores fará parte do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Plafor).

Também fez parte da mesa a assessora do Núcleo de Capacitação para a Transformação Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Patrícia de Albuquerque, o diretor da Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Paulo Duque, e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Elias de Pádua.

Continuando as experiências da tarde, no tema "Indicadores de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito da supervisão da RFEPCT", o professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) Weber Tavares abordou a importância da plataforma Nilo Peçanha. Entre os pontos destacados pelo professor, a leitura das fichas técnicas dos indicadores e a utilização das métricas como forma de comparação dentro da própria unidade e não entre diferentes câmpus, pois cada instituição, explica, tem suas peculiaridades: "A plataforma serve para isso, para saber se suas ações estão tendo impacto ou não", destaca Weber. Também estavam presentes o coordenador-geral de Projetos e Supervisão da Rede Federal, Pierry Teza, e a reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta.

Outro importante tema discutido foi "O processo de curricularização da extensão na RFEPCT: política e financiamento". Entre os participantes da mesa, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC), Valter Vander, que trouxe as experiências da sua instituição para o público presente. Atualmente, o IFSC possui 92% dos cursos superiores com a curricularização da Extensão (inclusão das atividades de extensão dentro dos currículos dos cursos) e almeja conseguir em breve os 100%. Vander vê a extensão como caminho para mostrar que a formação não é só sala de aula, nela o estudante pode "vivenciar momentos que vão fazer parte da história dele na instituição". Além de Vander, integraram também o momento o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF Sul-rio-grandense), Flávio Barbosa, e o reitor do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Romaro Silva.

Ainda tivemos duas outras reflexões na tarde desta terça-feira, 22 de outubro. Foram elas "Educação e Trabalho: história, memória e patrimônio da EPT", com: Ana Paula Giraux (reitora do Colégio Pedro II), Elisabeth Monteiro (coordenadora do Centro de Documentação e Memória do Colégio Pedro II), Charles Okama ( diretor de Desenvolvimento da Rede Federal) e Rudinei Kock (reitor do Instituto Federal Catarinense- IFC). Foi discutida a necessidade da preservação do patrimônio histórico da Rede e algumas dificuldades encontradas na preservação e conservação de prédios e documentos históricos.

Completando e não menos importante, a palestra: "Internacionalização na Rede Federal", com Iara Barroca (assessora Internacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC); Ana Paula Vale (vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo); Gustavo Brechesi (coordenador de Integração Regional e Língua Portuguesa da Assessoria de Assuntos Internacionais do MEC) e Anderson Galvão (coordenador do Forinter).

A 48ª Reditec este ano acontece em Caldas Novas (GO) e vai até o dia 24 de outubro. Veja a página do evento aqui

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Valparaíso