Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Livro organizado por professores do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática é lançado durante a Semana de Licenciatura/Seminário da Pós-Graduação
Publicação

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 08h19 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h31

Ocorreu na quinta-feira, 28, na Unidade Riachuelo do IFG-Câmpus Jataí, o coquetel de lançamento do livro Ensino de Ciências e Matemática – do mundo das ideias à sala de aula, primeiro volume da coleção Cognoscere, da Editora IFG. Além dos organizadores da obra, Luciene Lima de Assis Pires, Marta João Francisco Silva Souza e Rodrigo Claudino Diogo, que são professores do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do IFG-Câmpus Jataí, o evento reuniu a coordenadora da Editora IFG, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, a diretora geral do Câmpus Jataí, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, o coordenador do PPGECM, Paulo Henrique de Souza, vários dos autores, professores e servidores do IFG, alunos da Licenciatura em Física e do PPGECM e de membros da comunidade acadêmica externa.

Lançado durante a XIV Semana de Licenciatura/V Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, “o livro vai ao encontro desse evento na medida em que tem como fio norteador o ensino de ciências e matemática, área central do evento, e é indicado para estudantes, professores dos anos iniciais do ensino fundamental ao ensino superior e pesquisadores dessa área. A forma como foi organizado – duas seções, em que a primeira volta-se a aspectos teórico-práticos relacionados às disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática e a segunda, a aspectos mais didáticos, frutos de experiência em situações de ensino – permite ao leitor um direcionamento a especificidades de sua atuação, ora como pesquisador, ora como professor”, esclarecem os organizadores.

A obra apresenta quatorze artigos e conta com a colaboração de 33 estudiosos e pesquisadores, que, embora sejam de campos diversos do saber, estão focados no ensino das ciências da natureza e da matemática. Uma gama ampla dos textos é resultado de pesquisas realizadas por docentes e discentes do PPGECM, mas há colaboradores de instituições diversas, como IFG, IFGoiano, UFG, UNESP, UNICSUL, Mackenzie.

Para a coordenadora da Editora IFG, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, “a obra, sem dúvida, tem perfil capaz de contribuir para a qualificação do ensino de ciências e matemática em seus diferentes níveis e modalidades. Como o resultado final é desdobramento de um processo cuidadoso, que inclui publicação de edital, avaliação por pares, organização dos capítulos, trabalho de preparação e revisão, trata-se de um livro de credibilidade inquestionável”.

O livro está à venda na Coordenação do PPGECM, localizada na Unidade Riachuelo do IFG-Câmpus Jataí.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Jataí