Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí realiza mesa-redonda sobre temas didático-pedagógicos
PLANEJAMENTO ACADÊMICO

Câmpus Jataí realiza mesa-redonda sobre temas didático-pedagógicos

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 10h04 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h18

O IFG-Câmpus Jataí realizou, nesta quarta, 21 de março, mesa-redonda sobre alguns temas que perpassam o contexto de ensino-aprendizagem na instituição.

A mesa foi mediada pelo Coordenador do Curso de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG, professor Paulo Henrique de Souza, e contou com as falas das professoras: Renata Pamplona, da área de Educação, Patrícia Souza, de Engenharia Elétrica, e Sheila Dias, da área de Matemática.

Dando início às falas, a professora Renata Pamplona discorreu sobre o tema: Diversidade sexual e relações de gênero - um debate necessário no contexto escolar. A pesquisadora enfatizou o caráter discursivo das produções identitárias de gênero, que vão além da versão biologizante reiterada pelo senso comum. A professora Renata destacou a importância do respeito às diversidades, principalmente no contexto das escolas, em que ainda há muito despreparo para a coibição do preconceito.

Em seguida, a professora Patrícia Souza apresentou as possíveis contribuições do uso da Metodologia Ativa para a aprendizagem de Luminotécnica no Curso de Engenharia Elétrica do IFG – Câmpus Jataí. A proposta apresentada pela professora Patrícia incluiu a referência à ferramenta da Sequência Didática, embasada pela Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel.

Posteriormente, a professora Sheila Dias, egressa do Curso de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG, falou sobre as contribuições da avaliação da aprendizagem matemática em uma perspectiva formativa. A palestra da professora Sheila contemplou concepções e práticas de avaliação, visando subsidiar o trabalho dos professores diante da necessidade de transformação da educação e da sociedade.

Após as falas, os servidores docentes e técnico-administrativos do Câmpus fizeram perguntas às palestrantes e participaram do debate sobre os temas.

Segundo a Diretora-geral do Câmpus, professora Mara Rúbia, a mesa se constituiu como uma importante ação coordenada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas e proporcionou a análise e o debate sobre questões diversas, mas todas de grande relevância para a realidade educacional do IFG e das demais redes de ensino.

O coordenador da mesa, professor Paulo Henrique, destacou a variedade dos temas que compuseram a mesa-redonda e destacou a importância de todas as temáticas abordadas, bem como os desafios que elas apresentam.

Esta atividade fez parte da programação da Semana de Planejamento 2018/1 do IFG-Câmpus Jataí.

Comunicação Social - Câmpus Jataí