Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pensamento computacional é tema de palestra na abertura da Semana de Computação
XIII SECOMP

Pensamento computacional é tema de palestra na abertura da Semana de Computação

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 08h52 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 09h18

A abertura da XIII Semana de Computação do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí foi realizada na noite de ontem, 05 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia. A conferência inicial foi proferida pelo professor Christian Puhlmann Brackmann, do IFFaroupilha, que tratou do “Pensamento Computacional para todos: ensino da computação sem o protagonista”.

A mesa diretiva da solenidade de abertura da XIII Secomp foi formada pela diretora-geral do câmpus, professora Mara Rúbia; pelo coordenador do curso de  Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Assis; pelo presidente da comissão organizadora, Heverton Barros; pelo superintendente de ciência e tecnologia de Jataí, Walber Leal da Silva; pela subsecretária de educação da regional Jataí, Marina Silveira.

A professora Mara Rúbia destacou a importância da temática da Secomp, especialmente no que tange à transformação da sociedade “precisamos atuar de modo a fazer da sociedade um espaço mais digno e próximo de um ideal de desenvolvimento plural”, afirmou.

Já o superintendente de ciência e tecnologia de Jataí, Walber Leal da Silva relembrou a sua trajetória enquanto estudante e professor substituto no Câmpus. Ele tratou do IFG como “instituição fundamental para a construção de um ambiente de inovação, ciência e tecnologia em Jataí,” finalizou.

O presidente da comissão organizadora da XIII Secomp, Heverton Barros abriu o evento destacando a tradição da Secomp e apresentando novidades. “Pela primeira vez teremos oficinas e minicursos ministrados por estudantes do câmpus, tanto de Análise e Desenvolvimento de Sistemas quanto do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática”, pontuou.

Pensamento Computacional para todos: ensino da computação sem o protagonista

Cerca de 750 pessoas assistiram à conferência proferida pelo professor Christian Puhlmann Brackmann. Ele definiu o pensamento computacional como “abordagem na solução de problemas que usa conceitos da computação em conjunto com o pensamento crítico”, explicou. Entretanto, ele apontou que esse conceito não deve ser confundido com o mero uso de equipamentos tecnológicos, ao mesmo tempo em que o uso massivo de meios tecnológicos não garantiria a melhora na educação.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí