Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna surda do Câmpus Jataí defende TCC
Trabalho de Conclusão de Curso

Aluna surda do Câmpus Jataí defende TCC

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 14h18 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 15h45

A aluna Suelma Pereira de Almeida, do Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no dia 30 de julho de 2018, no miniauditório do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí.

Em razão da experiência como aluna surda no curso de TADS e das diversas barreiras enfrentadas, em especial a falta de sinais específicos em Libras que representem os termos técnicos do curso, a aluna pesquisou o seguinte tema no seu TCC: Sinais Específicos em Libras para o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  A pesquisa teve como objetivo criar e oficializar sinais em Libras desses termos específicos do Curso de TADS, contribuindo, assim, com os próximos surdos que almejem fazer este curso.

A banca examinadora foi composta pelos professores Thabio de Almeida Silva (IFG – Câmpus Jataí), presidente, Eliane Raimann (IFG – Câmpus Jataí), coorientadora, e Kamilla Fonseca Lemes (avaliadora externa - IFMT). O Evento contou ainda com a presença de familiares e Comunidade Surda Jataiense, além de alunos dos cursos técnicos que estão cursando a disciplina de Libras.

A arguição da acadêmica foi feita em Libras e interpretada em Português para os demais ouvintes presentes.

A aluna Suelma foi a primeira aluna surda a apresentar trabalho de TCC no âmbito do IFG.