Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica participa do XV Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia
conhecimento

Comunidade acadêmica participa do XV Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 10h43 | Última atualização em Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 12h05

Participação envolveu também a realização de palestra e apresentação de banner

O tema Software Livre é cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente no meio acadêmico. Buscando sempre mais informações sobre o assunto, estudantes de Bacharelado em Sistemas de Informação e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática (EJA) participaram de palestras, oficinas e minicursos do XV Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia, no último dia 24.

Durante o evento o professor Wendell Bento Geraldes ministrou a palestra Desenvolvendo o Pensamento Computacional em estudantes de um curso de programação de computadores para professores, estudantes e demais interessados no assunto. O professor Wendell explicou que a palestra foi um relato de experiência de um curso de extensão oferecido no IFG-Câmpus Luziânia no primeiro semestre de 2018, direcionado aos jovens do ensino fundamental da rede pública estadual e também aos alunos do IFG. O curso visou o ensino de conceitos básicos de computação e de como iniciar os primeiros passos na programação de computadores com a linguagem Scratch.

Além da participação como ouvintes, os estudantes do curso superior em Bacharelado em Sistemas de Informação, Lara Maria Veloso Andrade e Cauã Ferreira Barros, apresentaram um pôster sobre o aplicativo de celular que eles desenvolveram, o IFG-Estudos, que visa facilitar a participação em grupos de estudos já existentes do Câmpus Luziânia e a criação de novos.

De acordo com o professor Wendell Geraldes, o Fórum Goiano de Software Livre (FGSL) é um dos maiores do Brasil e é realizado há 15 anos. O Câmpus Luziânia participa das atividades do fórum desde 2012. “Hoje há um crescente interesse por parte da sociedade civil em qualificar os jovens para não só utilizarem a tecnologia da informação mas construírem programas, jogos e aplicativos. Nesse sentido, o FGSL proporciona aos estudantes ficarem atualizados com as novidades da informática e da computação, além da integração com outros estudantes e a troca de conhecimentos”, afirmou o professor.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.