Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica participa do XV Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia
Início do conteúdo da página
conhecimento

Comunidade acadêmica participa do XV Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 10h43 | Última atualização em Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 12h05

Participação envolveu também a realização de palestra e apresentação de banner

imagem sem descrição.

O tema Software Livre é cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente no meio acadêmico. Buscando sempre mais informações sobre o assunto, estudantes de Bacharelado em Sistemas de Informação e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática (EJA) participaram de palestras, oficinas e minicursos do XV Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia, no último dia 24.

Durante o evento o professor Wendell Bento Geraldes ministrou a palestra Desenvolvendo o Pensamento Computacional em estudantes de um curso de programação de computadores para professores, estudantes e demais interessados no assunto. O professor Wendell explicou que a palestra foi um relato de experiência de um curso de extensão oferecido no IFG-Câmpus Luziânia no primeiro semestre de 2018, direcionado aos jovens do ensino fundamental da rede pública estadual e também aos alunos do IFG. O curso visou o ensino de conceitos básicos de computação e de como iniciar os primeiros passos na programação de computadores com a linguagem Scratch.

Além da participação como ouvintes, os estudantes do curso superior em Bacharelado em Sistemas de Informação, Lara Maria Veloso Andrade e Cauã Ferreira Barros, apresentaram um pôster sobre o aplicativo de celular que eles desenvolveram, o IFG-Estudos, que visa facilitar a participação em grupos de estudos já existentes do Câmpus Luziânia e a criação de novos.

De acordo com o professor Wendell Geraldes, o Fórum Goiano de Software Livre (FGSL) é um dos maiores do Brasil e é realizado há 15 anos. O Câmpus Luziânia participa das atividades do fórum desde 2012. “Hoje há um crescente interesse por parte da sociedade civil em qualificar os jovens para não só utilizarem a tecnologia da informação mas construírem programas, jogos e aplicativos. Nesse sentido, o FGSL proporciona aos estudantes ficarem atualizados com as novidades da informática e da computação, além da integração com outros estudantes e a troca de conhecimentos”, afirmou o professor.

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página