Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus tem mais dois softwares registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial
tecnologia

Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 16h32 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 10h03

Artigo do software Luziânia no Ponto foi aceito no 10ª Computer on the Beach, que será realizado de 4 a 6 de abril, em Florianópolis

Após o registro do SIG Web Luziânia, o Câmpus Luziânia obteve mais dois registros de software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o SIG Denúncia e o Luziânia no Ponto. Os registros são resultados de trabalhos de conclusão de curso de estudantes do ensino superior do câmpus. Seus registros foram realizados com suporte do Centro de Inovação Tecnológica (Cite) do Instituto Federal de Goiás (IFG), que é responsável por gerir a política de inovação e propriedade intelectual da Instituição.

Luziânia no Ponto

O software é um Sistema de Informação Geográfica que visa auxiliar a população usuária de transporte público na cidade de Luziânia (GO). Orientado pelo professor Henrique Pereira de Freitas Filho, Luziânia no Ponto é de autoria da bacharel em Sistemas de Informação Tatyana Mira Medeiros.

O professor Henrique explicou que o software foi desenvolvido com o objetivo de fornecer à população de Luziânia informações sobre linhas de ônibus e horários disponíveis na cidade. Essas informações são apresentadas aos usuários em forma de mapas interativos por meio dos recursos de tecnologia da informação e geoprocessamento.

Um artigo sobre o sistema foi aceito para a publicação nos anais do 10ª Computer on the Beach, que será realizado de 4 a 6 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina. Para mais informações sobre o evento, acesse:  https://www.computeronthebeach.com.br.

Veja aqui o certificado de registro do Luziânia no Ponto no INPI.

SIG Denúncia

De autoria dos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Câmpus Luziânia, Johnny Evangelista Figueiredo e Thiago Oliveira de Freitas, o SIG Denúncia é um Sistema de Informação Geográfica Web de Participação Popular na Administração Pública, ou seja, é composto por um aplicativo em que a população pode realizar denúncias relacionadas a problemas ou falhas na execução de serviços públicos de diversas áreas no Brasil.

O trabalho, também orientado pelo professor Henrique Filho, torna possível a visualização e o gerenciamento das informações coletadas e resulta na transparência das informações para a sociedade.

Veja aqui o certificado de registro do SIG Denúncia.

Notícia relacionada:

Câmpus tem seu primeiro registro de software no INPI

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia

Fotos: professor Henrique Filho