Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Flisol consolida a importância do software livre na sociedade”
flisol 2019

“Flisol consolida a importância do software livre na sociedade”

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h01

A sexta edição do evento no câmpus obteve quase 300 inscritos

Consolidação. Essa é a palavra que descreve o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol), segundo o organizador do evento no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Luziânia, professor Wendell Bento Geraldes. Realizado em Luziânia desde 2013, com exceção de 2016, o Flisol 2019 ofereceu diversos minicursos, oficinas e palestras aos participantes, no último sábado, 27 de abril.

Assuntos relacionados a programação de softwares livres, robótica, sistema operacional Linux, design gráfico, dentre outros, foram abordados no Flisol 2019. Dois pontos marcantes do festival são os tradicionais Install Fest, que é a instalação gratuita de softwares livres nos computadores, notebooks e pendrives dos participantes; e o Batismo Digital, caracterizado pela introdução à informática dos participantes que nunca tiveram contato com esse mundo tecnológico.

“Esta foi a sexta edição do evento em Luziânia e ela consolida a importância do software livre na sociedade e também a importância de se compartilhar conhecimento entre as pessoas”, afirmou o organizador do Flisol no câmpus, professor Wendell Bento Geraldes. O docente destaca também que todos as oficinas e minicursos foram ministrados por  alunos e ex-alunos do IFG.

Paulo de Morais, estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Informática para Internet, participa do Flisol desde o seu ingresso no câmpus. Essa é a segunda vez que o aluno oferece oficina com o software livre GIMP; a primeira foi de Tratamento de imagens e, esse ano, de Design Gráfico. “É muito interessante quando a gente sai da cadeira de participante para ter essa experiência de passar conhecimento para frente. É um bom momento para experimentar um pouco da vida de docente”, disse. Paulo de Morais ainda falou da importância do evento para a sua vida acadêmica. “Ministrar oficinas e cursos de curta duração contam muito no currículo Lattes, o que me ajuda muito no futuro”, relatou o estudante.

Veja as fotos do festival aqui.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.