Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Edital da Fapeg abre linha para realização de eventos científicos em escolas públicas, com especial atenção à Região do Entorno e municípios carentes
Início do conteúdo da página
fapeg

Edital da Fapeg abre linha para realização de eventos científicos em escolas públicas, com especial atenção à Região do Entorno e municípios carentes

Criado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 10h16 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 13h43

Os interessados podem submeter propostas até10 de julho

imagem sem descrição.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) está com inscrições abertas para seleção de propostas para a realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no Estado de Goiás – a Chamada Pública 02/2019. Dentro desta Chamada, a Fapeg criou, neste ano, uma linha específica (linha 3) para a seleção de propostas para a realização de eventos de introdução e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação nas escolas da rede estadual e/ou municipal. A intenção é fazer essas ações chegarem mais ao interior do Estado e em municípios com altos índices de pobreza, buscando o envolvimento de escolas situadas em municípios goianos localizados fora da Região Metropolitana de Goiânia, especialmente as escolas existentes em um dos dez municípios goianos considerados os mais vulneráveis pelo Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF) ou situadas em um dos 29 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Esta nova linha de atuação tem como objetivo despertar o interesse do jovem estudante para o campo da ciência, da tecnologia e da inovação, com o emprego de abordagens específicas, nos moldes das feiras de ciência, das olimpíadas de matemática, de programação, de robótica, dentre outras iniciativas. Para estes eventos, a Fapeg vai disponibilizar o limite máximo de R$ 20 mil por evento.

Podem submeter propostas ao sistema Fapegestor profissionais com, ao menos, título de mestre, vinculados a Instituições de Ensino Superior, ou a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, ou às secretarias de educação do Estado ou Municípios de Goiás. A escola de realização do evento deve pertencer à rede pública estadual ou municipal. A submissão de propostas vai até 10 de julho para eventos realizados nos meses de setembro e outubro; e até 10 de setembro para eventos realizados nos meses de novembro e dezembro.

 

Foco em regiões vulneráveis

Entre os municípios goianos mais vulneráveis segundo o Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas estão: Amaralina, Campinaçu, Cavalcante, Colinas do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Teresina de Goiás.

Já os municípios goianos componentes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) são: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

 

Outras linhas de fomento

A Chamada Pública 02/2019 também contempla outras duas linhas de realização de eventos. Na linha 1, evento científico estruturado na forma de congresso, simpósio, colóquio, dentre outros, prevendo, necessariamente, a apresentação de trabalhos, ou outros tipos comunicação, pela comunidade científica de pesquisadores, docentes ou discentes, com comitê científico de avaliação composto por corpo de pesquisadores de renome na área tema do evento, qualidade a ser observada, também, quanto aos seus principais palestrantes convidados.

Na linha 2, evento tecnológico e de inovação em municípios de Goiás situados fora da Região Metropolitana de Goiânia, caracterizado pelo enfoque a temas eminentemente ligados ao uso de novas tecnologias e à inovação, tais como hackatons, eventos de estímulo ao ecossistema local de inovação, dentre outros, sendo desejável o envolvimento de incubadoras em sua organização, assim como a previsão de entrega de resultados concretos, tais como mapeamentos, levantamentos ou estudos que possam ser utilizados na definição, ou redefinição, de políticas públicas para o estado, com previsão de acesso público gratuito, total ou parcialmente, sendo vedado o apoio a eventos com cunho comercial.

 

Acesse a Chamada Pública completa no site www.fapeg.go.gov.br, na aba Editais.

 

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Fim do conteúdo da página