Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pela primeira vez, estudantes do Câmpus Luziânia participam da Olimpíada Nacional de Ciências
onc 2019

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 08h38 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 10h50

Cinco alunos foram classificados para a segunda fase

Já habituados a participar das olimpíadas de conhecimento, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Luziânia estrearam na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Fizeram no último sábado, 21, a prova da segunda fase. De característica multidisciplinar, a ONC contempla questões das disciplinas das ciências da natureza e astronomia.

Os estudantes fizeram as provas da primeira fase no dia 15 de agosto e a segunda fase, em 21 de setembro. “Mesmo sendo nosso primeiro ano na ONC, tivemos cinco alunos classificados para a segunda fase. Já temos uma tradição em participações em olimpíadas de conhecimento, como a Olimpíada de Física das Escolas Públicas (OBFEP), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e também outras olimpíadas de disciplinas do núcleo comum e do núcleo específico, como a Olimpíada Brasileira de Informática”, afirmou o professor Gesiel Gomes, coordenador da ONC no Câmpus Luziânia.

Gesiel Gomes informou ainda que, em atendimento ao convite do coordenador estadual da ONC, Renato Cândido da Silva, o IFG – Câmpus Luziânia torna-se, agora, uma coordenação regional da olimpíada e assume o compromisso de contribuir para o seu crescimento na região.

Os estudantes que participaram da segunda fase da ONC aguardam seu resultado, previsto para ser divulgado no dia primeiro de novembro.

Entenda a ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências é realizada pela Universidade Federal do Piauí, com o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Conta também com a participação da Associação Brasileira de Química (ABQ), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), do Instituto Butantan e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Além de identificar e incentivar alunos com potencial para continuarem seus estudos nas áreas científicas e tecnológicas, a ONC visa ainda contribuir para a melhoria da educação no país.

Podem participar da olimpíada de ciências todas as escolas com alunos do ensino médio e do 9° ano do ensino fundamental.

Uma novidade é o aplicativo ONC Questão, que pode ser obtido gratuitamente nas lojas de aplicativos. A ferramenta oferece a possibilidade dos alunos responderem de forma interativa as questões de edições anteriores da olimpíada.

Saiba mais sobre a ONC: https://onciencias.org/

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.