Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Fapeg divulga Programa Centelha em Luziânia
inovação

Fapeg divulga Programa Centelha em Luziânia

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h44 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 10h50

Diretor-geral do Câmpus Luziânia, Reinaldo Reis, e a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Simone Paixão, receberam o gerente de Inovação da Fapeg, Guilherme Resende

Termina no próximo dia 4, o prazo para submissão de propostas ao Programa Centelha, uma iniciativa que tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores (startups) com recursos de subvenção econômica, ou seja, não precisam ser devolvidos, transformando ideias e projetos inovadores em empreendimentos de sucesso. As inscrições estão abertas no programacentelha.com.br/go.

O gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Guilherme Resende Oliveira, está atuando em cidades do interior, nesta reta final de inscrições, divulgando as oportunidades que o Programa Centelha oferece, esclarecendo dúvidas e proferindo palestras.

Nesta segunda-feira, dia 23, e terça, dia 24, ele esteve reunido com alunos dos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) e comunidade de Luziânia e Uruaçu; e ainda nesta terça, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Porangatu (Aciap) proferiu palestra “As voltas que o dinheiro dá” e participa do painel “Forças do Empreendedorismo Regional” durante o evento Empreende Porangatu, organizado pela Associação. Todos os eventos no interior contam com apoio do Sebrae.

O Programa vai selecionar 28 propostas, cada uma recebendo até R$ 60 mil em subvenção econômica. Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas Ideias de Negócio e a equipe de trabalho para que sejam avaliados: o potencial inovador da ideia, quais benefícios ela traz para a região, o seu potencial de mercado e a capacidade técnica e gerencial da equipe. Já na segunda etapa, os selecionados devem elaborar um Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia virar um bom negócio, considerando o fornecimento de valor do produto, grau de inovação e nível de domínio das tecnologias envolvidas, o potencial de mercado e o fator de risco.

A terceira fase consiste no desenvolvimento de um Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto, considerando o plano de desenvolvimento do produto e tecnologia, o plano de implementação da empresa, a competência técnica e gerencial da equipe e o plano de aplicação dos recursos e cronograma. (Veja detalhes no edital).

A Fapeg é parceira operacional estadual do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha), que é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Certi.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia -- texto da Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.