Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia oferece várias experiências e vivências à comunidade, alunos e servidores
Início do conteúdo da página
Semana de Ciência e Tecnologia

Semana de Ciência e Tecnologia oferece várias experiências e vivências à comunidade, alunos e servidores

Criado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 12h29 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 13h25

Interessados ainda podem se inscrever até as 17h de hoje

Oficina As infinitas possibilidades do Open Hardware, com o grupo de robótica do câmpus, Metabotix
Oficina As infinitas possibilidades do Open Hardware, com o grupo de robótica do câmpus, Metabotix

Oficinas, minicursos, rodas de conversa, debates, palestras, apresentações de dança e teatro, entre muitas outras atividades, acontecem no Câmpus Luziânia desde segunda-feira, dia 24, na Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec). Totalmente aberto e gratuito à comunidade, os interessados ainda podem se inscrever até as 17 horas de hoje, 24, pelo site https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/3461a548-5bc7-4c8f-bdf1-208655db60c4/inscricao. As Atividades continuam nesta quinta-feira, até as 22h. Veja a programação.

Para a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão, responsável pela organização do evento, a Secitec é uma oportunidade do IFG mostrar para a comunidade o que é produzido na instituição. “Nós estamos na 9ª edição da Secitec e 9º aniversário do Câmpus Luziâna, ou seja, desde o início das atividades do câmpus, nós temos um compromisso profundo com a ciência, com a tecnologia, com a cultura e com as artes. É interessante relembrar e poder reviver cada vez mais a importância desses pilares para a sociedade. Esses dias de Secitec são importantíssimos para mostrarmos que, além da educação formal, esse câmpus se estabelece por meio dos pilares da ciência, tecnologia, cultura e todas as formas de manifestação artística, tudo pautado na educação”, afirmou a professora Simone Paixão.

Na noite do dia 21, aconteceu a cerimônia de abertura com a participação de alunos, familiares, comunidade e servidores. O evento foi aberto com a palestra Educação gratuita, divertida e aplicada ao mundo real, especialmente para jovens, ministrada por Miriam Bueno, representante da Plataforma de Educação Livre (https://www.edulivre.org.br/). Em seguida, os estudantes do 2º ano do curso técnico integrado em Química e do 3º de Informática para Internet apresentaram coreografias de dança para todos os presentes.

Em seu discurso na abertura da Secitec, o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, falou da satisfação de realizar o evento, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela atual situação da educação brasileira. “Hoje, agradecemos e comemoramos. Comemoramos a liberação dos 100% do orçamento destinado a universidades e institutos federais. Foi muita luta para podermos ter essa garantia. Isso deixa evidente que instituições como o IFG fazem o uso econômico e responsável do orçamento. Entretanto, essa liberação só em meados de outubro de 2019, já causou uma série de prejuízos que não conseguimos mais recuperar. Os prejuízos científicos, tecnológicos e culturais não são recuperados. Então, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela falta de orçamento, é com muita alegria que realizamos a 9ª Secitec do Câmpus Luziânia com um grande número de atividades”, concluiu o diretor-geral.

O estudante Ângelo Meireles Vieira, do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações, considera importante ter eventos como a Secitec para o crescimento dos alunos. “A minha primeira participação na Secitec está sendo muito boa. Creio que todas as atividades propostas, tanto das áreas técnicas, como atividades de leitura, meditação e pesquisa auxiliam muito no processo de aprendizagem do aluno. A primeira Secitec de um aluno do Instituto Federal é marcante, pois podemos ver a extensão do que estamos vivendo no IFG. Vemos que é mais do que frequentar o ensino médio e curso técnico, é uma oportunidade de crescermos como estudante e como pesquisador da nossa área”, disse Ângelo Meireles.

 

Programação

São realizadas as mais variadas atividades, de diversas áreas, para toda a comunidade. Apresentações artísticas de teatro e dança, oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa sobre a história de Luziânia, mundo lego, softwares livres, programação de computadores, jogos matemáticos, yoga, astronomia, democracia, obras literárias, cine debate, meditação, química forense, monitoramento de qualidade das águas, experimentos de robótica, mineração de dados, fotografia, inclusão e acessibilidade, segurança na internet, preparação para o Enem, dentre várias outras atividades fazem parte da programação da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Luziânia. Os participantes podem visitar ainda exposições como a de Desenhos Técnicos, da área de edificações, e Geografia Física, com estrutura geológica, relevo e solos.

Outro destaque da Semana de Ciência e Tecnologia é o Seminário Local de Iniciação Científica, no qual os estudantes que desenvolvem pesquisa no Câmpus Luziânia apresentaram os resultados dos seus trabalhos para a comunidade.

A programação da tarde desta quinta-feira, 24, começa às 13h30 com a oficina O maravilhoso mundo lego para crianças até 10 anos e segue, às 14h, com as oficinas Fala que eu não te escuto; Software Zotero; Solos; Yoga; Jogos Matemáticos e Astronomia. Já a partir das 19h, acontecem as palestras Mineração de Dados e Garantias éticas aos participantes de pesquisas; os minicursos Astronomia e Voltamentria; a oficina Arte-educação e Tecnologia; o colóquio Diálogos entre Residência Pedagógica e PIBID e a sessão de cinema e debate Quebrando Silêncios.

 

Veja a programação completa e faça a inscrição em: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/3461a548-5bc7-4c8f-bdf1-208655db60c4/inscricao

 

Clique aqui para ver as fotos do evento.

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página