Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Docentes do Câmpus Luziânia participam de seminário do Projeto Em Frente, Brasil
Início do conteúdo da página
participação

Docentes do Câmpus Luziânia participam de seminário do Projeto Em Frente, Brasil

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h01 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 15h53

O Seminário aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília

Foto da Assessoria de Comunicação do Conif
Foto da Assessoria de Comunicação do Conif

Representando o IFG – Câmpus Luziânia, as professoras Marizângela Bortolo e Luiza Machado participaram do Seminário de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, como parte da implementação do Projeto Em Frente Brasil, em que os Institutos Federais atuam com a elaboração dos Diagnósticos Socioterritoriais de Segurança (DSS).

A proposta foi lançada pelo Governo Federal em agosto deste ano com a finalidade de combater os crimes violentos no País. O seminário teve como objetivo a apresentação, análise e discussão dos Diagnósticos Socioterritoriais de Segurança (DSS), uma das etapas do projeto. Foram apresentados os DSS dos municípios de Ananindeua-PA, Cariacica-ES, Goiânia-GO, Paulista-PE e São José dos Pinhais-PR.

A ação foi viabilizada por meio da assinatura do Convênio entre o CONIF e a SENASP, em abril de 2019. Participaram da ação servidores e estudantes dos seguintes Institutos Federais: IFPA, IFES, IFG, IFPE e IFPR.

No caso do IFG, participaram da elaboração do diagnóstico estudantes dos cursos superiores e os servidores Luiza Barreira Machado, Najla Franco Frattari, Ricardo Goulovaty, Rogério Santos, Weder Freitas e Marizângela de Bortolo, que também coordenou o projeto a nível nacional.

Marizângela Bortolo, professora do Câmpus Luziânia, é a coordenadora do Diagnóstico Socioterrirorial de Segurança que investiga a capital Goiânia, que tem população superior a 1 milhão e 400 mil habitantes. “Os diagnósticos constituem-se como importantes ferramentas para as políticas públicas, especialmente no campo da segurança pública, cujas ações normalmente estão focadas apenas nas forças de segurança. O diagnóstico revelou o quanto é fundamental pensar as ações de segurança de maneira integrada, com foco na prevenção social. Nesse sentido, a rede também possui um papel importante considerando a atuação no ensino, pesquisa e extensão”, afirmou. Segundo a docente, a próxima etapa será a construção dos Planos Locais de segurança (PLS), em que serão pensadas as ações para o enfrentamento dos aspectos identificados no diagnóstico. Novamente o IFG participará como agente ativo.

A expectativa é que no próximo ano novos municípios sejam incluídos neste modelo de intervenção pautado na concepção de políticas públicas integradas para o enfrentamento da violência.

 

“Em Frente, Brasil”

O projeto propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais.

A iniciativa, que contará com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios, será baseada no diagnóstico e nos índices de criminalidade, sendo que o atendimento às cidades se dará por meio da atuação transversal e multidisciplinar de iniciativas nas áreas da educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e programas sociais do governo.

O projeto tem como foco crimes violentos como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, dentre outros.

 

 

Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Luziânia, com informações da Assessoria de Comunicação do Conif e da professora Marizângela Bortolo

Fim do conteúdo da página