Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pleno do Conif adia eventos da Rede Federal de 2020
Conif

Pleno do Conif adia eventos da Rede Federal de 2020

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 16h37 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 13h54

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) decidiu pelo adiamento, para 2021 e 2022, de importantes eventos Rede Federal.

A decisão do Pleno, tomada em reunião virtual extraordinária, foi motivada com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia da COVID-19 (novo coronavírus), e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e das Secretárias Estaduais de Saúde.

Reditec – A reunião anual é realizada desde 1977. Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II.
Os objetivos da Reditec, promovida pelo Conif com o apoio Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), é integrar e fortalecer a atuação da Rede Federal.

Povos e identidades na educação profissional” é o tema da 44ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Pela primeira vez, o encontro seria realizado na Região Norte, de 21 a 24 de setembro de 2020, em Bélem (PA), mas foi adiado para setembro de 2021, ainda tendo como anfitrião o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Dessa forma, a 45ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será sediada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi adiada para setembro de 2022.

Connepi – O XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) marcado para o período, de 25 a 28 de agosto de 2020, no Campus Calama, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), foi adiado para 2021. “Connepi que transforma – Inclusão e Diversidade” é o tema do evento. O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação é realizado, desde 2006, com o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Até 2018, era realizado anualmente, a partir de então, ocorre de dois em dois anos. Em 2018, o evento teve lugar em Recife (PE), de 27 a 30 de novembro, sob a coordenação dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

JIFs – A 11ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2020), que seria realizado na cidade de São José do Rio Preto e tem como anfitrião o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), também foi adiada. As competições serão realizadas em outubro de 2021.

Bárbara Bomfim
Conif