Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Luziânia entrega cerca de 200 cestas de alimentos para estudantes da unidade
alimentação

Publicado: Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 20h59 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 18h49

Ação faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Na imagem, cestas de alimentos e pais e alunos ao receber sua cesta

Nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4 de dezembro, cerca de 200 famílias de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram beneficiadas com cestas de alimentos, com 19 itens cada.

Abacaxi, abóbora, alho, arroz, banana prata, batata doce, batata inglesa, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, farinha, feijão, laranja pera, maçã, mandioca, milho verde comum, repolho verde e tomate foram os alimentos entregues aos estudantes, num total de 29kg. Os itens das cestas foram adquiridos diretamente da Agricultura Familiar. "A diversidade de alimentos contribui para dimensionar novos hábitos alimentares, mais saudáveis e respeitando nossa origem e cultura goiana", afirmou a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Gepex), Simone Paixão.

Para o estudante do segundo ano do curso técnico integrado em Edificações, Maycon Wander da Silva Faria, os alimentos chegaram no momento certo. "Faz muita diferença para nós podermos ter acesso a esses alimentos nesta atual situação de pandemia. Muitas famílias não têm oportunidade ou passam por dificuldades por ter um pai ou uma mãe desempregados. E, para nós, essa ação é muito valiosa", disse o aluno.

Iraneide Rodrigues de Melo, do segundo ano do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), ficou feliz com o recebimento dos alimentos. "Achei ótimo. Esses alimentos e o auxílio alimentação que recebemos ajudam bastante a enfrentar esse momento de crise que estamos vivendo", afirmou Iraneide.

A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão, esclareceu que as cestas foram adquiridas com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que eram utilizados nas refeições do câmpus. "Foram adquiridas 466 cestas que serão entregues de acordo com um cronograma. Provavelmente, serão entregues duas cestas para cada aluno. No momento, foi entregue a primeira, e a segunda será entregue posteriormente", informou a professora.

Além de auxiliar os estudantes do câmpus, a aquisição das cestas beneficia também os pequenos agricultores da região. Simone Paixão explicou ainda que os alimentos foram adquiridos por meio de uma licitação. "As cestas de gêneros alimentícios vão contribuir para a segurança alimentar dos nossos alunos e de suas famílias, bem como para mais de 20 famílias de pequenos agricultores, que venderam seus produtos para o consumo dos alunos", disse Simone.

Para finalizar, a professora Simone Paixão, gerente da Gepex, concluiu que "a instituição, além de se preocupar com a formação e com todo o processo educativo, é sensível à situação de nossos alunos que passam por desafios e podem estar em situação de vulnerabilidade social. O IFG oferta uma educação de excelência e se preocupa com a saúde e a qualidade de vida dos seus alunos".

No período em que as cestas forem entregues, o auxílio financeiro destinado à alimentação continuará sendo depositado para os estudantes.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.