Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor tem artigo publicado em periódico internacional
Início do conteúdo da página
publicação

Professor tem artigo publicado em periódico internacional

Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 10h44 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 21h22

Uma das imagens do trabalho foi selecionada para compor a capa do periódico

Capa do volume 769 da Chemical Physics Letters, com destaque ao artigo dos professores Gesiel Gomes (IFG/Luziânia), Luiz Antônio Ribeiro Júnior (UnB) e Marcelo L. Pereira Júnior (doutorando UnB)
Capa do volume 769 da Chemical Physics Letters, com destaque ao artigo dos professores Gesiel Gomes (IFG/Luziânia), Luiz Antônio Ribeiro Júnior (UnB) e Marcelo L. Pereira Júnior (doutorando UnB)

Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0009261421000701, o artigo Intrinsic properties of bipolarons in armchair graphene nanoribbons foi publicado no periódico internacional Chemical Physics Letters (CPL). Além da publicação, o trabalho, em que um dos autores é o professor de física do campus Luziânia, Gesiel Gomes, foi selecionado para compor a capa do volume com uma de suas imagens.

"Isto é um bom indicativo de que os trabalhos são relevantes e que estamos contribuindo para o desenvolvimento científico, inclusive do ponto de vista institucional, uma vez que o nome da nossa instituição e, particularmente, o Câmpus Luziânia, são sempre citados nos artigos”, disse o professor Gesiel Gomes.

O artigo é também de autoria do professor da UnB, Luiz Antônio Ribeiro Júnior, e o aluno de doutorado da mesma universidade, Marcelo L. Pereira Júnior. Para os autores, ter seu trabalho estampado na capa do periódico é um importante reconhecimento que contribui para dar ainda mais visibilidade ao artigo.

Segundo o professor Gesiel, o grafeno vem despertando muito interesse devido às suas propriedades, como o fato de ser um material bidimensional e um excelente condutor. “Estudamos, por meio de simulação computacional, tiras muito estreitas de grafeno com apenas alguns átomos compondo a largura destas estruturas. Elas são interessantes pois, dependendo do tipo de borda e também da largura, são caracterizadas como estruturas semicondutoras. Nossos trabalhos vêm recebendo algumas citações de outros autores, inclusive de grupos de outros países sem qualquer ligação com o grupo a que fazemos parte", comentou o professor. 

Gesiel Gomes explicou que o trabalho publicado é fruto do convite dos seus orientadores do doutorado, professores Antônio Fonseca e Luiz Ribeiro, para que continuasse colaborando na área. Hoje, com seu doutorado em Física concluído pela Universidade de Brasília (UnB), o professor do Câmpus Luziânia diz que a produção do artigo pôde abrir novos horizontes e dar continuidade às pesquisas relacionadas ao seu tema de doutorado, como as propriedades referentes à dinâmica de pólarons e bipólarons em nanofitas de grafeno.

Ao concluir o trabalho, o professor Gesiel Gomes faz agradecimentos aos seus orientadores do doutorado e ao doutorando Marcelo L. Pereira Júnior pela disponibilidade e pelas contribuições tão importantes no desenvolvimento deste e de outros trabalhos. Agradece também ao Câmpus Luziânia pelo apoio, disponibilização de computador e instalação de softwares para a realização das pesquisas.

 

Para acompanhar as publicações do professor Gesiel no assunto, acesse:

Intrinsic properties of bipolarons in armchair graphene nanoribbons: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0009261421000701

Stability conditions of armchair graphene nanoribbon bipolarons: https://link.springer.com/article/10.1007/s00894-019-4107-3

Bipolaron Dynamics in Graphene Nanoribbons: https://www.nature.com/articles/s41598-019-39774-2

Influence of quasi-particle density over polaron mobility in armchair graphene nanoribbons: https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2018/cp/c8cp02373e#!divAbstract

Spin-Orbit Effects on the Dynamical Properties of Polarons in Graphene Nanoribbons: https://www.nature.com/articles/s41598-018-19893-y

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página