Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Eleições do Consup, Conepex e CPA acontecem nos dias 9 e 10 de maio

Eleições do Consup, Conepex e CPA acontecem nos dias 9 e 10 de maio

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 17h27 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2017, 17h28

A votação deverá ser realizada por meio eletrônico com o uso de senha a ser enviada por e-mail

Serão realizadas a partir de amanhã, nesta terça e quarta-feira, 9 e 10 de maio, eleições para escolha dos membros do Conselho Superior (Consup), do Conselho de Pesquisa e Extensão (Conepex) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). As eleições serão coordenadas pela Comissão Eleitoral Central (CEC).

A novidade do processo eleitoral deste ano é que a votação será feita por meio eletrônico, mediante a senha que será disponibilizada aos votantes à zero hora do dia 9 de maio. Os servidores vão receber suas senhas de votação em seus e-mails institucionais e os estudantes em seus e-mails cadastrados no sistema Q-Acadêmico.
A apuração e a divulgação do resultado preliminar da eleição, de acordo com o cronograma do edital que trata do processo eleitoral, serão realizadas no dia 11 de maio, quinta-feira. Cada eleitor terá direito de votar em até cinco candidatos para o Consup, em até seis candidatos para o Conepex e dois candidatos para a CPA de acordo com o sistema eletrônico do seu segmento.

Eleições
Nestas eleições, serão escolhidos os membros do Consup, do Conepex e da CPA. Para o Conselho Superior, serão eleitos cinco docentes, cinco servidores técnico-administrativos e cinco discentes regularmente matriculados. Para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, serão eleitos três docentes, três servidores técnico-administrativos e três discentes regularmente matriculados. No caso do Conepex, no que diz respeito aos membros titulares eleitos, os câmpus e a reitoria do IFG poderão, cada um, ter, no máximo, uma representação por segmento.
Por fim, para a Comissão Própria de Avaliação, serão eleitos dois docentes, dois servidores técnico-administrativos e dois discentes regularmente matriculados em cursos superiores. Em todos os três casos, os candidatos não eleitos dentro do limite de vagas para titular de cada segmento compõem lista de suplentes pela ordem do maior para o menor número de votos.
Os eleitores aptos e interessados em votar, mas cujos nomes não constarem na lista oficial, deverão se dirigir aos membros da Comissão Eleitoral Local. Os representantes docentes, discentes e técnico-administrativos eleitos exercerão mandato de dois anos, nas suas respectivas representações.
De acordo com o edital que trata das eleições, serão disponibilizados terminais de votação na Instituição das 9h às 21h (nos câmpus) e das 9h até às 19h (na reitoria). Haverá nas seções eleitorais de cada câmpus e da reitoria lista previamente divulgada pela Comissão Eleitoral Central, com os nomes dos eleitores.
Aqueles que forem votar em outro local podem fazê-lo entre as 9h do primeiro dia de votação (9 de maio) até as 21h do último dia de votação (10 de maio).

Próximas etapas do processo eleitoral
A apuração e a divulgação do resultado preliminar irão ocorrer no dia 11 de maio, quinta-feira. Desse resultado, caberá recurso que poderá ser impetrado no dia 12, sexta-feira. O resultado dos julgamentos dos recursos e a divulgação final do pleito estão previstos para serem publicados no dia 15 de maio, segunda-feira.

Acesse aqui o edital que trata das eleições do Consup, Conepex e CPA.
Saiba mais sobre os processos eleitorais, clicando aqui.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.