Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Include traz conhecimentos sobre Robótica para mais uma turma em Luziânia
robótica

Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 12h31 | Última atualização em Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 11h15

33 jovens foram atendidos pelo projeto no segundo semestre de 2021

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 20 de dezembro, o encerramento da segunda turma do projeto Include by Campus Party, no IFG – Câmpus Luziânia. As crianças e adolescentes do projeto e seus responsáveis participaram da atividade, na qual foram apresentados projetos tecnológicos realizados por eles durante o curso. O projeto Include apresenta a robótica para os jovens, buscando estimular o raciocínio lógico, capacidade de organização, trabalho em equipe, alfabetização, criatividade e curiosidade.

Em Goiás, o projeto teve início com as primeiras turmas em fevereiro de 2021 e foi concluído em julho. Agora, em dezembro, há o encerramento da segunda turma em Luziânia e em todo o Estado. Em 2022, serão ofertados mais dois semestres de aulas, com a oportunidade de atender mais de 100 alunos.

Presente na atividade de encerramento, a coordenadora do Include em Goiás, Thielle Cathia, agradeceu aos alunos do projeto pela confiança, parabenizou pelos resultados obtidos e falou das novas vagas para 2022. Thielle explicou que, no próximo ano, a prioridade é atender novos alunos para que mais jovens e crianças tenham contato com a robótica, mas, se restarem vagas, os atuais alunos podem se rematricular. Acompanharam também as atividades, a diretora-geral em exercício, Ione Velame, e a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão, as monitoras do projeto e pais e responsáveis dos alunos.

Para os alunos José Mateus Rodrigues Tavares, 17 anos, e Luiz Carlos da Silva Mota, 13 anos, a robótica é uma área muito interessante e que querem continuar os estudos. “Quero fazer mais cursos para me aprofundar na robótica. Gostei muito de ter esse contato com o Include”, disse José Mateus. “O curso foi muito bom, melhor do que eu imaginava. Quero estudar mais sobre robótica e pretendo fazer o ensino médio no IFG”, afirmou Luiz Carlos.

José Mateus com seu projeto de semáforo

Projeto apresentado pelo aluno Luiz Carlos

Include by Campus Party

O Include é um projeto tecnológico social que visa levar tecnologia, robótica e domótica para crianças e jovens das regiões mais carentes. Os alunos aprendem princípios de circuitos elétricos e eletrônicos, programação e manuseio de equipamentos como impressora 3D, arduino, leds e outras ferramentas necessárias no cotidiano da robótica. O include proporciona um aprendizado que vai além da sala de aula e oferece futura oportunidade de trabalho.

O projeto é realizado pela Campus Party (parte pedagógica – aulas, monitores e facilitadores), em parceria com o Governo do Estado de Goiás (fomento e operacional) e Programando Futuro (computadores).

Para inscrições e mais informações, acesse: https://institutocampusparty.org.br/include/

Confira algumas fotos da atividade de encerramento:

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.