Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG marca presença na Campus Party Goiás
Campus Party Goiás

IFG marca presença na Campus Party Goiás

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 15h49 | Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2022, 16h08

Estudantes e servidores de 10 câmpus, Citebab/IFG e Reitoria participaram da CPGoiás 2022

Comunidade do IFG na CPGoiás com a Reitora da instituição, professora Oneida Irigon

A comunidade do Instituto Federal de Goiás (IFG) fez bonito na Campus Party Goiás 2022, que aconteceu de 15 a 19 de junho. Cerca de 350 pessoas, entre alunos, servidores e egressos, participaram desta edição. Além da participação como visitantes, alunos e servidores ministraram palestras no evento. Marcaram presença os câmpus Águas Lindas, Anápolis, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Luziânia, Senador Canedo e Uruaçu, além do Citelab/IFG e Reitoria.

Os laboratórios Metabotix (Câmpus Luziânia), Gynbot (Goiânia), Meninas Cientistas (Uruaçu), IFMaker (Itumbiara e Uruaçu) estiveram presentes na Campus Party Goiás (CPGoiás). O Metabotix contou com uma bancada própria no evento, que foi palco de diversas palestras de alunos e servidores do IFG e de outros laboratórios, como Gri.fu, Goya Baja, Numbers e Sky Rocket Team.

Com um total de 25 atividades entre palestras e workshops, ministrados pela comunidade do IFG, servidores realizaram 12 palestras e, estudantes, 8. Alunos e egressos ainda trabalharam como voluntários e colaboradores na CPGoiás. A instituição participou ainda com parceria com a empresa CNC Zumaq, com o empréstimo da máquina de corte a laser durante todos os dias do evento para prototipagem de projetos e brindes para os participantes nas atividades da bancada. Todas as placas de MDF que sobraram foram doadas para o IFMaker Multicâmpus para utilização nos projetos que estão em andamento.

Durante todo o evento, os visitantes puderam participar de palestras de professores do IFG nos palcos da Campus Party e crianças puderam interagir com os projetos. Os laboratórios Meninas Cientistas e IFMaker Uruaçu realizaram uma exposição no estande da FAPEG Goiás, que contou com a visita do Governador Ronaldo Caiado.

Alguns docentes da instituição contribuíram ativamente na organização da participação do IFG na CPGoiás. São eles: Christiane Borges (Metabotix – Luziânia), Renatha Cruz (Uruaçu), Vinícius Carvalhães (Goiânia), Josemar Júnior (Itumbiara) e Fábio Marques (Goiânia).

Hackathon

Estudantes do IFG foram premiados em segundo e terceiro lugares na competição Hackathon. Em segundo lugar ficou o aluno do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Câmpus Goiânia, Gabriel de Guimarães e Sousa. Em terceiro lugar, ficaram os estudantes Gabriel Ykaro Santos Melo, também do Câmpus Goiânia – curso Técnico Integrado em Eletrônica, e Kevin, da Escola do Futuro de Goiás.

O projeto premiado na terceira posição foi o Expresso para Você, que é um aprimoramento do site Expresso.com. O Portal Expresso hoje é o principal meio de ajuda ao usuário dos serviços de saúde do governo. O portal reúne todas as informações que o usuário necessita, como o agendamento de atendimento no Vapt Vupt, tirar passaporte, documento de identidade, e vagas de emprego. O objetivo do Hackathon era criar algo inovador para aprimorar o Expresso.

O Expresso para Você visou disponibilizar para o usuário logado informações de Segurança, Saúde, Atendimento, Bombeiro e Escola, fazendo uso da geolocalização consumindo API do Google Maps, e também as APIs da Secretaria de Segurança Pública, Saúde, Educação etc. O projeto busca fornecer a localização de viaturas policias, hospitais, postos de saúde, corpos de bombeiros, locais de atendimento, CMEIs, escolas estaduais para que o cidadão possa se organizar e fazer uso do que está mais próximo.

Estudantes Gabriel (IFG) e Kevin (Escola do Futuro de Goiás) com a premiação do Hackathon

Confira aqui as atividades que foram realizadas na bancada Metabotix.

Veja as fotos da participação do IFG na CPGoiás 2022: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.5440111602737593&type=3.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.