Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus realiza uma série de bate-papos sobre as profissões com profissionais de diversas áreas
bate-papo federal

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 19h17 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 18h25

Estudantes do ensino médio do Câmpus Luziânia podem participar das conversas

Participaram da mesa a egressa do Câmpus Luziânia, médica Juliana Alves, e o farmacêutico Braiton Meireles

Aconteceu hoje, 27 de setembro, o Bate-papo Federal: conversando sobre as profissões, um evento já conhecido entre os estudantes do Câmpus Luziânia por sua finalidade de auxiliá-los na escolha de uma área a seguir na graduação. A atividade desta terça-feira foi uma mesa redonda com a participação da médica egressa do Câmpus Luziânia, Juliana Alves, e do farmacêutico Braiton Meireles.

Em sua fala, Braiton Meireles disse aos estudantes que sempre há ansiedade em relação à vida acadêmica e profissional. “A ansiedade sempre vem, sempre em uma nova etapa da nossa vida, no ensino médio, na graduação, na conclusão da graduação… O importante é não parar de estudar. Quanto mais estudos, mais qualificado você se torna, mais preparado. E o mercado está em falta de profissionais qualificados”, afirmou o farmacêutico.

Juliana Alves, médica e poetisa, egressa do Câmpus Luziânia (2013–2015), contou sua trajetória no curso de medicina, suas dificuldades, realizações, inspirações, seus medos e suas conquistas. “Em qualquer profissão vai ter coisas difíceis ou que você não goste de fazer, nada é só o que gostamos. A vida não é só o que gostamos. Eu sempre procurei na medicina inspiração para escrever e a poesia me fez apaixonar ainda mais pela medicina. Ser médica foi a melhor escolha que fiz para minha vida”, disse Juliana.

O Bate-papo Federal 2022 teve início no dia 21/09, com a prosa “O que eu queria ser quando eu crescer”. No mês de outubro terá a prosa “O seu sonho e o sonho dos seus pais”, no dia 19/10, às 12h30; e a mesa redonda “Conversando sobre profissões alternativas”, no dia 26/10, às 13h30. Em novembro, terá a última atividade deste ciclo de conversas, no dia 16/11: uma mesa redonda com egressos do Câmpus Luziânia, às 13h30.

Para o pedagogo do câmpus e um dos organizadores das atividades, Cícero Batista dos Santos, o interessante desta edição é a participação de egressos que tiveram como ponto de partida o Bate-papo Federal para a escolha das profissões que atuam hoje. “Conversar com os egressos dá muita motivação aos estudantes, eles podem ver como é de fato o mercado de trabalho com estes profissionais que já estão atuando”, comentou Cícero.

Tirar a angústia dos estudantes dos terceiros anos em relação à escolha de uma profissão é um dos objetivos do Bate-papo Federal. “Essa angústia gera expectativas nos alunos e, com os debates, eles podem sanar algumas dúvidas com os profissionais que já atuam, que já escolheram suas profissões”, afirmou Cícero. O pedagogo disse ainda que o Bate-papo Federal busca também mostrar as variadas profissões além das que os discentes imaginam. “Tentamos mostrar que aquilo que os pais idealizam não precisa necessariamente ser aquilo que eles vão fazer/escolher, o que gera angústia também nos estudantes”.

Veja as próximas atividades do Bate-papo Federal:

19/10 (12h30) – prosa “O seu sonho e o sonho dos seus pais”

26/10 (13h30) – mesa redonda “Conversando sobre profissões alternativas”

16/11 (13h30) – mesa redonda com egressos do Câmpus Luziânia

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.