Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Votação para escolha do reitor e de diretores-gerais de 9 câmpus será na terça- feira

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 11h52 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h22

IFG vai utilizar urnas eletrônicas cedidas pelo TRE

Toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) vai às urnas na próxima terça-feira, dia 6 de junho para eleger o reitor da Instituição. Nos câmpus Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu haverá também votação para a escolha do diretor-geral de cada unidade. A eleição para diretor-geral do Câmpus Anápolis, que também seria realizada dia 6, foi suspensa por decisão judicial.

O atual reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, é candidato à reeleição para um novo mandato de quatro anos. Ele não tem concorrente, assim como os candidatos a diretor-geral dos câmpus Formosa, Jataí, Luziânia e Uruaçu. Já nos câmpus Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Goiânia, Inhumas e Itumbiara haverá disputa.

Haverá eleições para diretor-geral nos câmpus Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu.

Na véspera e no dia da votação, não poderá ocorrer nenhuma atividade de campanha, mas os eleitores podem manifestar individualmente sua escolha, usando adesivos, bottons etc. Durante a votação ninguém pode fazer boca de urna.

Votação
A coleta de votos será feita em urnas eletrônicas, cedidas ao IFG pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Thiago Martins Pereira, a utilização das urnas eletrônicas possibilitará a divulgação dos resultados logo após o encerramento das votações.

Na Reitoria, o horário de votação será das 10 às 18 horas. Nos dez câmpus onde ocorrerão eleições, a votação começará às 10 horas e se estenderá até às 21 horas. Thiago Martins pede aos estudantes do noturno que cheguem mais cedo para evitar filas. Ele informa que nos locais de votação haverá urnas distintas para cada segmento da comunidade acadêmica e que nos câmpus com maior número de alunos haverá mais de uma urna para o segmento discente

O presidente da Comissão Eleitoral também lembra aos eleitores que não haverá voto em trânsito. Cada eleitor somente pode votar no seu local de lotação, onde seu nome consta da lista de eleitores. Na Reitoria, haverá apenas uma urna programada somente para votação para reitor e destinada ao segmento técnico-administrativo.

Nos câmpus onde haverá disputa, será eleito o candidato que obtiver percentual de votos superior à soma do percentual de votos dos demais candidatos. No Câmpus Inhumas, onde há três candidatos na disputa, caso nenhum deles seja eleito no primeiro turno haverá segundo turno, a ser realizado no dia 13 de junho.

Veja a lista dos candidatos.

Conheça o Regulamento das eleições.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.