Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Eleição para os cargos de reitor e diretores-gerais é definida em primeiro turno
Resultado Preliminar

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 10h07 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h22

Reinaldo de Lima é eleito para o cargo de diretor-geral do Câmpus Luziânia para o período 2017-2021

A Comissão Eleitoral Central publicou o resultado preliminar do processo eleitoral para escolha do reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG) e dos diretores-gerais de nove câmpus da Instituição. Pelo resultado preliminar e de acordo com o regulamento, a definição do processo eleitoral para todos os cargos cuja votação foi realizada ontem, 6, se deu em primeiro turno, com o professor Jerônimo Rodrigues da Silva, candidato único, sendo reeleito para o cargo de reitor do IFG, e o professor Reinaldo de Lima Reis Júnior, eleito para diretor-geral do Câmpus Luziânia.

Conforme o artigo 65 do Regulamento, será considerado eleito em primeiro turno o candidato que ao final deste turno apresentar taxa percentual de votos superior à taxa percentual de votos do somatório de votos de todos os demais candidatos. Os candidatos poderão apresentar nesta quarta-feira, 7 de junho, recursos ao resultado preliminar.

Candidaturas únicas

Além do cargo de reitor, Luziânia e outros três câmpus dos nove que passaram por processo eleitoral, com votação realizada ontem, registraram apenas uma única candidatura.

Jerônimo Rodrigues da Silva foi reeleito para o cargo de reitor com 42,14% dos votos e Reinaldo de Lima Reis Júnior foi eleito para o cargo de diretor-geral do Câmpus Luziânia, com 52,07% dos votos.

Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais foi reeleita para o cargo de diretora-geral do Câmpus Jataí com 45,51%; Murilo de Assis Silva foi reeleito para o cargo de diretor-geral do Câmpus Formosa com 31,02% dos votos, e para o Câmpus Uruaçu, Andreia Alves do Prado foi eleita para o cargo de diretora-geral da unidade, com 44,66% dos votos.

Demais câmpus

Para o Câmpus Aparecida de Goiânia foi reeleita atual diretora-geral, Ana Lúcia Siqueira de Oliveira, com 41,12%. O outro candidato, Wanderley Azevedo de Brito, teve 40,86% dos votos. No Câmpus Cidade de Goiás, o atual pró-reitor de Extensão, Sandro Ramos de Lima, foi eleito diretor-geral da unidade, onde está como diretor-geral pro tempore, com 47,92% dos votos, sendo que o outro candidato, Cristiano Jose da Silva obteve 28,57% dos votos.

Maria de Lourdes Magalhães foi eleita para o cargo de diretora-geral do Câmpus Goiânia, com 34,99%, e Felipe Valoz ficou com 26,91%. Para o Câmpus Inhumas foi eleito, com 38,41%, Luciano dos Santos. Os outros candidatos tiveram, respectivamente: 24,06% - Shirley Carmem da Silva e 12,01% - Alan Keller Gomes, atual diretor-geral do Câmpus Inhumas. Em Itumbiara, a atual diretora-geral Aline Silva Barroso foi reeleita para o cargo com 39,21% dos votos e o outro candidato, Cláudio Roberto Pacheco, ficou com 33,62% dos votos.

Votação e apuração

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central, Thiago Martins Pereira, cada local de votação contou com um técnico terceirizado com treinamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para manutenção das urnas eletrônicas. O Câmpus Goiânia contou com dois técnicos devido ao grande número de urnas. A Comissão não registrou nenhum problema que necessitasse a troca de urnas eletrônicas. A quantidade, por câmpus, de urnas eletrônicas que foram utilizadas na eleição de ontem está na Instrução Normativa nº 3.

Durante a votação foi criada uma comitiva em conjunto com o TRE para visitar alguns câmpus e observar o processo eleitoral, sendo visitados as seguintes unidades do IFG: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goiânia Oeste e Reitoria. A comitiva almoçou no refeitório estudantil do Câmpus Aparecida e foi integrada por Thiago Martins Pereira (Presidente da Comissão Eleitoral Central IFG), Arllys Freire Gomes (servidor do TRE) e Patrício Rios Brandão (servidor do TRE). O resultado final do primeiro turno, após a apresentação de recursos, está previsto para ser publicado no dia 08 de junho.

Acesse o resultado preliminar da eleição.

Acesse a página com todas as informações do processo eleitoral.

Acesse a Instrução Normativa nº 3.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Luziânia.