Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Espaço 4.0 beneficia cerca de 300 jovens de Luziânia e região
extensão

Espaço 4.0 beneficia cerca de 300 jovens de Luziânia e região

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 09h02 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 08h56

Cursos na área de robótica foram realizados nos anos de 2022 e 2023

Cerimônia de certificação dos estudantes das duas turmas do curso Indústria 4.0 realizadas em 2023

Foram encerradas nesta semana as atividades do Espaço 4.0, instalado no IFG Câmpus Luziânia. Pensado e estruturado para a oferta de cursos na área da Indústria 4.0 para jovens de 15 a 29 anos, o espaço concluiu 15 turmas (13 em 2022 e 2 em 2023) e contribuiu para a formação de 290 jovens. O projeto contou com a participação dos servidores Christiane Borges, Audir Costa, Alcir Leite e Joilson Rodrigues, que ministraram os cursos.

O Espaço 4.0, montado em 2021, foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni, junto dos esforços do secretário municipal de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis Santos Eduardo. Na etapa de 2023, o projeto teve a parceria da Prefeitura de Luziânia, que concedeu transporte e alimentação para os estudantes.

Estímulo da aprendizagem e promoção de um ambiente criativo de inovação são os objetivos do Espaço 4.0, que conta com computadores, impressoras 3D, mesas, cadeiras, iluminação, climatização e equipamentos necessários para os estudos das novas tecnologias da indústria 4.0. Foram ofertados cursos que incluem robótica, impressão 3D e tecnologia digital.

O diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, explicou que o Espaço 4.0 foi uma ação de articulação entre o Câmpus Luziânia do IFG, o deputado federal Rubens Otoni, Secretaria Nacional da Juventude e Prefeitura de Luziânia. “Esse espaço constituiu-se em um exemplo da capacidade de ação conjunta dos entes da federação em prol da formação, capacitação e inclusão dos nossos jovens no mundo da tecnologia. Esperamos conseguir em 2023 fazer mais e melhor para a nossa comunidade”, afirmou o diretor.

Conclusão dos cursos

Na última segunda-feira, 8 de maio, o Câmpus Luziânia realizou a cerimônia de certificação das duas últimas turmas do Espaço 4.0. Ao todo, 39 estudantes cursaram as tecnologias da Indústria 4.0, durante os meses de fevereiro a abril de 2023.

A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis; do secretário de Cultura e Juventude de Luziânia, Gabriel Fidelis Santos Eduardo, representando também o deputado federal Rubens Otoni; do secretário municipal de Educação, Tiago Ribeiro Machado, representando o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto; e da gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus, professora Simone Paixão.

Para a estudante Amanda Marcelle de Araújo Lima, o curso foi bastante interessante e promissor. “O curso foi muito bom, proveitoso. Eu não conhecia sobre robótica e isso me chamou atenção. Penso que o curso poderia ter mais tempo de duração para aprendermos mais sobre essas tecnologias”, disse Amanda Marcelle.

O secretário de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis, informou que está buscando parcerias para que o IFG possa ofertar mais cursos no Espaço 4.0 já no segundo semestre de 2023.

Representando o prefeito Diego Sorgatto, o secretário de Educação Tiago Ribeiro Machado comentou que essas duas pontas (IFG e Prefeitura Municipal) se uniram para beneficiar e qualificar os jovens de Luziânia. “Vemos que vocês inspiram outros jovens a buscarem conhecimento e precisamos que vocês queiram sempre mais, para que consigamos atingir cada vez mais jovens da nossa cidade”, disse.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.