Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aberta a programação do VI Seminário NUPEFIL e X Encontro de Filosofia

Aberta a programação do VI Seminário NUPEFIL e X Encontro de Filosofia

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 09h58 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 10h08

Os problemas da verdade relativizada foi um dos temas abordados na abertura dos eventos

Seminário reuniu estudantes e pesquisadores no auditório Julieta Passos

Com o tema “Sujeito, verdade e dilemas contemporâneos”, teve início nessa quarta-feira, 17 de maio, o VI Seminário NUPEFIL e o X Encontro de Filosofia. A abertura ocorreu no Auditório Julieta Passos, no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás. A ação é realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Nupefil), formado em 2014. A programação do evento segue na tarde de hoje e será encerrada amanhã, dia 18.

Segundo o coordenador do evento e do núcleo, professor Renan Gonçalves Rocha, o seminário Nupefil tem uma proposta de promover e articular a pesquisa e o ensino da Filosofia no IFG: “esses estudos são inseridos e difundidos no próprio corpo de nossas disciplinas, na nossa prática educacional e aqui a gente consegue condensar a reflexão daquilo que a gente vem pesquisando durante o ano, e transmitir da forma mais clara possível para os estudantes, fortalecendo o vínculo entre a pesquisa e o ensino”, afirma. Renan lembra ainda que a realização de ações como essa é importante para fomentar a interação com pesquisadores de outras instituições e, principalmente, para enfatizar que o ensino deve ser enriquecido, em vez de precarizado, dentro de um contexto de pensamento crítico.

Professores Marisa Vento, Roni Krause e Marcos Vinícius da Costa Meireles durante a mesa redonda "Epicurismo e Estoicismo, elementos para pensar dilemas contemporâneos"

Na conferência de abertura, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Adriana Delbó Lopes (UFG) foi convidada para falar sobre o tema: “Problema da verdade que cada um quer para chamar de sua: considerações a partir de Nietzsche”. Ela problematizou o atual contexto em que a verdade é relativizada, com tantas notícias falsas difundidas, popularmente conhecidas como fake news, e que muitas vezes são tomadas como verdade. Nessa perspectiva, homenageou Roberto Machado, professor de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falecido em 2021, citando trechos de seus estudos sobre reflexões de Nietzsche a respeito do assunto. A atividade foi coordenada pela professora Maria Eliane de Souza.

A programação do período matutino encerrou com a mesa redonda: “Epicurismo e Estoicismo, elementos para pensar dilemas contemporâneos”, com os professores do IFG Roni Krause e Marisa Vento, sob coordenação do professor Marcos Vinícius da Costa Meireles.

Programação

A programação segue na tarde desta quarta-feira, com dois minicursos, e amanhã, dia 18 de maio, contará com mais mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos inscritos. No fim da tarde do último dia do evento também será realizado o X Encontro de Filosofia, em que os professores de filosofia do IFG se reunirão para discutir o tema: “A condição da filosofia no IFG”, na Cinemateca do Câmpus Goiânia.

Acesse a programação

Os eventos são realizados pela Comissão Organizadora composta pelos docentes: Renan Rocha, Roni Krause, Fortunato Monge, Felipe Valoz, Diego Avelino de Moraes, Maria Eliane Rosa de Souza (Câmpus Goiânia), Marisa Alves Vento (Câmpus Aparecida de Goiânia), Sandro Henrique Ribeiro (Câmpus Goiânia Oeste) e Patrícia Machado (Câmpus Luziania)

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.