Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre inscrições para seleção de projetos de ensino a serem executados neste ano
ensino

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 11h34 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 07h58

Propostas aprovadas terão recursos para pagamento de bolsas a estudantes. Pareceristas também serão selecionados

Edital para seleção de Projetos de Pesquisa - inscrições abertas

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) abriu na última sexta-feira, 16, as inscrições para a seleção de projetos de ensino que terão apoio financeiro da Instituição. As propostas aprovadas contarão com recursos da ordem de R$ 120 mil, exclusivamente para o pagamento de estudantes bolsistas, e devem ser executadas no período de 14 a agosto a 14 de dezembro.

As inscrições para a seleção ficam abertas até 14 de agosto e devem ser feitas somente pela Internet, por meio do link disponibilizado no menu "Ensino", submenu "Editais", seção “Projetos de ensino”, do Portal do IFG. O proponente deverá ser um servidor do IFG que assumirá o papel de coordenador do projeto de ensino, devendo de disponibilidade mínima de oito horas semanais para a coordenação dos trabalhos.

No ato da inscrição, o coordenador deverá apresentar os seguintes documentos: proposta de Projeto de Ensino (conforme Anexo I do edital); Termo de Compromisso assinado (conforme Anexo III); Termo de Ciência assinado e preenchido da Chefia imediata (conforme Anexo IV); e Parecer do Conselho Departamental.

Cada projeto de ensino pode receber até R$ 6 mil e deve prever, no mínimo, 27 horas e, no máximo, 54 horas de atividades. Estas atividades devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos: Interdisciplinaridade; Atendimento didático-pedagógico na perspectiva da educação inclusiva; Gênero, diversidade sexual e relações étnico-raciais; Produção de textos e incentivo à leitura; Valorização da cultura local/regional; Incentivo ao acesso às produções audiovisuais nacionais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; e Operações matemáticas básicas.

A participação de estudantes em cada projeto de ensino é obrigatória. Os estudantes bolsistas devem dispor de 20 horas semanais para as atividades previstas e receberão bolsas de R$ 250 mensais, no caso dos alunos do ensino médio, e R$ 500 mensais, para os estudantes de graduação. Mas também podem se integrar ao projeto estudantes voluntários e/ou participantes, que não receberão bolsas.

Pareceristas

Também foram abertas nesta sexta-feira, 16, as inscrições para a seleção de pareceristas que vão avaliar os projetos de ensino. Cada proposta inscrita será avaliada por, no mínimo, dois pareceristas. Nos casos em que houver 50 ou mais pontos de divergência entre as duas avaliações, o projeto será submetido a um terceiro parecerista e o cálculo da pontuação final considerará as duas notas que mais se aproximarem.

As inscrições devem ser realizadas na seção “Chamadas Públicas”, do mesmo menu "Ensino" e submenu "Editais" . No ato da inscrição devem ser anexados os seguintes documentos: formulário de Inscrição (Anexo I, da Chamada Pública); Currículo Lattes atualizado; e Tabela de Pontuação preenchida pelo candidato, conforme disponibilizado no Anexo II do edital, com as devidas comprovações.

Podem se inscrever servidores efetivos do IFG, professores substitutos ou servidores em cooperação técnica em atividade na Instituição. Os selecionados vão avaliar os Projetos de Ensino submetidos ao edital, no período de 19 de julho a 9 de agosto. Também deverão avaliar os recursos ao resultado preliminar, que possam vir a ser apresentados.

Confira o Edital nº 25/2023, de seleção dos Projetos de Pesquisa.

Veja a Chamada Pública nº 26/2023, para a seleção de pareceristas.

Notícia editada em 3 de julho, em razão da retificação do Edital nº 25/2023, com ampliação do período para submissão dos projetos e outras alterações.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.