Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atletas têm expectativas de vitórias, mas já se alegram com a participação nos jogos
JIF Goiás 2023

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h06 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h45

Segunda etapa do JIF 2023 começou nesta 3ª feira. Serão três dias de disputas nas modalidades atletismo, futsal, handebol e xadrez

3ª partida de futsal desta terça-feira, entre as equipes dos câmpus Goiânia Oeste e Valparaíso

Uma das características de qualquer competição é o despertar do desejo de vitória. Ele se faz presente em cada atleta, mas não é o único sentimento motivador das equipes. A garra, a amizade, inclusive entre adversários nas disputas, e a vibração das torcidas são marcas dos Jogos Internos do Instituto Federal de Goiás (JIF Goiás) e não faltam nesta edição de 2023. Na segunda etapa dos jogos, que começou na manhã desta terça-feira, 27, os atletas miram as medalhas, mas fazem questão de expressar a alegria de participar dos jogos, conhecer colegas de outros câmpus e vivenciar experiências coletivas.

"Eu estou encantada", resume Daniele Correa de Miranda, estudante do curso técnico em Análises Clínicas, do Câmpus Goiânia Oeste. Ela é atleta de xadrez e não esconde a expectativa de levar a medalha de ouro para casa. Mas no caso de Daniele, não se trata somente de um desejo; ela tem chances reais, porque é uma atleta de fato. Daniele é bicampeã goiana de xadrez e vive o esporte em seu cotidiano. Filha de enxadristas, foi incentivada desde criança à pratica do xadrez. Mas não tem soberba: "hoje em dia, muita joga online e fica muito bom", conta.

O encantamento dela, entretanto, está mais associado à simples participação nos jogos. "Tô achando o máximo! Essa animação, todo muito junto, é muito legal", afirmou. Daniela disse só lamentar que seja o seu primeiro e último JIF, porque ela está no último ano do curso. "No primeiro ano, teve a pandemia; no segundo, não pude participar, agora que estou aqui, queria mais", disse.

Amizade

A socialização que o JIF proporciona também é destacada por um grupo de amigos, todos estudantes do curso técnico de Automação Industrial, do Câmpus Valparaíso. Paulo Maurício, Maryana Mayara, Cauã Gomes e Vinícius Silva Ramos vão disputar várias provas de atletismo e a amizade entre eles foi um dos componentes que motivou a participação. Outros outros componentes foram o amor pelo esporte e a experiência da disputa com atletas de vários câmpus.

Maryana, que vai participar de quatro provas do atletismo (revezamento 4X400m, salto em distância, salto em altura e arremesso de peso), afirma que, além da socialização, os jogos contribuem para a promoção do caráter dos atletas, com valores como lealdade, honestidade e respeito. É uma experiência muito diferenciada e muito legal. Em que outra Instituição teríamos essa oportunidade?", questiona.

Paulo Maurício vai disputar a prova do revezamento 4X100m. Ele participou da primeira etapa dos jogos como atleta de vôlei, quando sua equipe ficou em 4º lugar. Para esta segunda etapa, sua expectativa não é muito grande; só não quer ficar em último lugar. Vinícius, seu companheiro de prova, endossa: "a gente não teve muito tempo de treino. Acho que treinamentos o suficiente para não ficar em último", prevê.

Virada

Já Yasmin Ferreira dos Santos, aluna do curso de Química do Câmpus Itumbiara,  mantém a expectativa em alta, mesmo depois da derrota de sua equipe de handebol no primeiro jogo realizado nesta terça-feira. A vitória foi do Câmpus Inhumas, com um placar de 4 a 2, o que não tirou o ânimo da equipe adversária. "Agora, a gente tem de virar. É um desafio ganhar o segundo jogo, amanhã, e levar a disputa para o jogo final, no último dia. Queremos muito ganhar", diz Yasmin. No handebol, a disputa será apenas as equipes femininas de Inhumas e de Itumbiara, as únicas inscritas.

No futsal, tanto feminino quanto masculino, equipes de vários câmpus estão na competição e a disputa promete ser acirrada. O primeiro jogo masculino, entre as equipes de Inhumas e Luziânia, o placar ficou em 2 a zero para os anfitriões.  No primeiro jogo feminino, na disputa entre os mesmos câmpus,  Inhumas venceu novamente. No terceiro jogo do dia, entre as equipes masculinas dos câmpus Goiânia Oeste e Valparaíso, o vencedor foi Valparaíso.

Eduardo Santos, estudante do curso de Análises Clínicas do Câmpus Goiânia Oeste, manteve a expectativa de sair dos jogos com uma medalha. "Pode ser qualquer uma", diz. É a primeira vez que ela participa do JIF Goiás. Na primeira etapa jogou vôlei, mas acha que é mais habilidosos no futsal, porque joga desde criança. Independentemente do resultado final, ele está muito satisfeito com a participação. "Gosto desse clima esportivo e, além disso, a estrutura toda é muito boa", elogia.

Também atleta do futsal, Raul Otoni de Paula Mendonça, estudante do curso técnico de Controle Ambiental, Câmpus Goiânia, está convicto de que sua equipe será a campeã. No jogo da manhã desta terça-feira, eles venceram os atletas do Câmpus Anápolis pelo placar de 4 a 1. "O objetivo é o título. Estamos treinando desde o começo do ano e nosso time tem atletas que treinam em clubes de futebol", revela. Ele mesmo é um desses atletas, mas também é mais um dos que ressaltam as outras alegrias de participar do JIF. "É muito bom socializar com os outros câmpus, conhecer pessoas e fazer amigos."

Na tarde desta terça-feira, haverá mais jogos de futsal e terá início a competição de xadrez. Na quarta-feira, seguem as partidas de futsal, handebol e xadrez e começam as provas de atletismo.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.