Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Em cerimônia de abertura da Secitec, Reitora do IFG reafirma o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão
secitec 2023

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 20h49 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 09h30

A cerimônia aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, com a presença dos pró-reitores de Extensão, Ensino e Pesquisa e Pós-Graduação

Apresentação do Grupo de Violão na cerimônia de abertura, em parceria com a Escola do Futuro

De hoje, 16, até sexta-feira, 20 de outubro, é realizada no Câmpus Luziânia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec). O evento é voltado para alunos, servidores e toda a comunidade. A programação conta com palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, cine debates, exposições artísticas e culturais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Durante a cerimônia de abertura, realizada na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, a Reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Oneida Cristina Irigin, destacou a importância do evento. “Ele contribui, e muito, para o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Que vocês aproveitem e divirtam-se, e que essa semana possa trazer mais elementos para nos provocar neste sentido de fortalecimento, da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão na nossa formação”, afirmou.

A reitora, em seu discurso, falou ainda da necessidade de utilizar a ciência e a tecnologia de forma consciente e responsável. “A ciência e tecnologia são ferramentas poderosas que, aliadas ao conhecimento e ao engajamento da sociedade, podem transformar o mundo em um lugar mais sustentável, mais humanizado e mais justo. Estejam abertos para mergulhar, refletir e dialogar”, concluiu a professora Oneida.

Também presente na abertura do evento, o diretor-geral do Câmpus Luziânia deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a todos os alunos, servidores e terceirizados envolvidos na organização da Secitec 2023. Além da reitora do IFG e do diretor-geral do Câmpus Luziânia, a mesa diretiva contou com a participação dos pró-reitores de Extensão, Willian Santos; de Ensino, Maria Valeska Viana; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa.

No início da cerimônia, os integrantes do curso de violão, ministrado para a comunidade no Câmpus Luziânia, em parceria com a Escola do Futuro, fizeram duas apresentações de violão e saxsofone, com as músicas We Will Rock You (Queen) e Caminhando e Cantando (Geraldo Vandré). O grupo conta com participantes desde crianças até adultos. Em breve haverá mais vagas para a comunidade luzianiense.

Programação da Secitec

Oficina de Filtro de garrafa pet e reciclagem

A Secitec no Câmpus Luziânia é organizada pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Gepex). Neste primeiro dia de evento foram realizados o Seminário Local de Iniciação Científica e as oficinas de Scratch, Bonecas de pano sustentáveis, (Re)plantar, Filtro com garrafa pet e Reciclagem.

Teve início nesta manhã o Festival Esportivo entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O festival segue até sexta-feira, 20.

De acordo com a professora Simone Paixão, gerente da Gepex e organizadora do evento, os participantes que fizerem a inscrição previamente receberão certificado.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Luziânia: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/36ece084-3791-4737-9f03-21f55a85afa7/inscricao

Oficina de Bonecas de pano sustentáveis

Reitoria no Câmpus

Acontece durante a Secitec no Câmpus Luziânia mais uma edição do projeto Reitoria nos Câmpus. Nele, a Reitora e os Pró-reitores do IFG passam dois dias em um determinado câmpus e se reúnem com todos os membros da comunidade acadêmica para ouvir suas demandas e dar encaminhamentos. Luziânia é o 6º câmpus a receber o Reitoria nos Câmpus.

Estão presentes no Câmpus Luziânia nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 de outubro, a Reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon; a Pró-Reitora de Ensino, Maria Valeska Viana; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa; a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; o Pró-Reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos; o Pró-Reitor de Administração, Diego Silva Xavier; e o Diretor Executivo, Tauã Carvalho de Assis.

Nesta segunda-feira, a reitoria se reuniu com os servidores técnico-administrativos, docentes, integrantes do Grêmio Estudantil e estudantes da Eja e cursos superiores. Foram abordados temas como Programa de Gestão e Desempenho (PGD), quadro de vagas de servidores, orçamento 2023, adequações de acessibilidade nos câmpus, estruturação e oferta de cursos, carga horária dos servidores, transporte escolar, auxílios estudantis, alimentação para estudantes dos cursos superiores, entre outros.

As conversas continuam na manhã desta terça-feira, 20, com os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e com a equipe gestora do Câmpus Luziânia.

Reunião com docentes do Câmpus Luziânia

Reunião com os estudantes dos cursos superiores e EJA.

Secitec

Programação e inscrições: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/36ece084-3791-4737-9f03-21f55a85afa7/inscricao

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.