Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia C da Ciência reforça a importância da ciência em todos os níveis da educação
Dia c da ciência

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 11h24 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 08h10

O Câmpus Luziânia recebeu visitantes de todas as idades durante todo o dia

Trabalhos de pesquisa desenvolvidos no câmpus premiados com melhor pontuação

Oficinas, palestras, feira de ciências, pesquisas, experimentos e atividades culturais foi um pouco do que aconteceu nesta quarta-feira, 25, no Câmpus Luziânia, em comemoração ao Dia C da Ciência. O evento trata-se de uma mobilização nacional, com o lema: A Ciência pede um só dia das instituições e da comunidade, com o objetivo de mostrar à comunidade a importância da pesquisa na vida cotidiana e ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, o IFG vai além da pesquisa aplicada. “O papel fundamental da ciência para a formação desses jovens é a possibilidade de fazer uma leitura e de intervir na realidade para além do senso comum, além do imediato, além da aparência. Se aparência e essência fossem o mesmo, não precisaríamos da ciência. Nós veríamos a coisa e, já no primeiro olhar, veríamos a coisa como ela é. A ciência desmistifica isso”, comentou o diretor-geral.

Reinaldo Reis ressaltou ainda como a pesquisa já faz parte do cotidiano dos estudantes e servidores do câmpus. “Percebemos que a exposição dos trabalhos de iniciação científica e dos trabalhos de pesquisa dos professores é um caminho para estimular e incentivar uma cultura científica. O grande número de exposições de trabalhos (56) que tivemos no Dia C da Ciência mostra a participação e inserção dos nossos alunos na pesquisa e ciência”.

O gerente de Pesquisa, Pós-graudação e Extensão do câmpus, professor Rômulo Albuquerque, agradeceu a todos os alunos e servidores envolvidos na organização do evento. “Esse é o primeiro ano que realizamos o Dia C da Ciência, no qual comemoramos  nossa produção científica e acadêmica. Agradecemos ao empenho de cada um para o sucesso do evento”, afirmou.

Visitando o IFG

Estudantes da Escola Espírita em visita ao câmpusDurante o dia aconteceu também o projeto Visitando o IFG. Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental dos colégios estaduais Maria Abadia Meireles Shinohara, Professor Josué Meireles, Vasco dos Reis Gonçalves, Professora Ester da Cunha Peres e Dona Torinha e da Escola Espírita Gilson de Mendonça Henriques visitaram o câmpus e conheceram seus cursos, forma de ingresso, estrutura física e participaram de experimentos em laboratórios.

Estudantes da Escola Espírita em visita ao câmpus

Os estudantes Jeferson Ian da Silva Santos e Ana Carolina Nunes de Queiroz, do 9º ano da Escola Espírita Gilson de Mendonça Henriques, aprovaram a visita ao câmpus. “É muito legal. Já conhecemos os cursos e o câmpus. Isso nos motiva mais a estudar no IFG”, disse Jeferson Santos.

Para o professor de sociologia do Colégio Estadual Maria Abadia Meireles Shinohara, Marcus Antônio Moura Silva, esse tipo de atividade é fantástico. “Ao trazermos nossos alunos ao IFG, abrimos a mente deles. Os institutos federais é uma realidade que poucos conhecem. Essa é uma oportunidade de incentivá-los a ingressar no IFG”, afirmou.

Veja as fotos do evento aqui.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.