Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do câmpus é premiado em evento e vira capítulo de livro
premiação

Projeto do câmpus é premiado em evento e vira capítulo de livro

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 11h56 | Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 08h00

De autoria de estudantes e professora do Câmpus Luziânia, o trabalho foi premiado na área de Ciências Humanas

Lançamento do livro na IV Bienal do Livro e Literatura, em Brasília

O processo educativo de lazer e suas repercussões na cidadania das pessoas” é o trabalho ganhador em primeiro lugar na VIII Semana de Produção Científica (SP8), realizada durante o ConectaIF, em Brasília, neste mês. Ainda foi tema de capítulo do livro Educação Física: esportes e lazer em perspectiva sociocultural e inclusiva (volume II), que foi lançado no último sábado, 25, na IV Bienal do Livro e da Literatura, também em Brasília.

Apresentado no ConectaIF na forma de pôster, o projeto é realizado pelas alunas do curso de Licenciatura em Química, do Câmpus Luziânia, Francisca dos Anjos, Luana de Oliveira e Letícia Xavier, com orientação da professora Tânia Mara Sampaio. O trabalho é desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com a professora Tânia Mara, a pesquisa consistiu em analisar o potencial educativo e emancipatório da experiência de encontros de lazer na vida de adultos que atuam nos serviços terceirizados do IFG. O fortalecimento da autoestima e do seu processo emancipatório, a percepção de direitos e cidadania foram os objetivos buscados e alcançados no projeto.

Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia envolveu também pesquisa de campo, que permitiu um envolvimento constante entre todo o grupo participante. Foram observadas 17 pessoas, 11 mulheres e 6 homens, com idade média entre 25 e 58 anos. Destes, 12 responderam ao questionário, 10 mulheres e 2 homens. Com este grupo foram realizados encontros de lazer com diversas dinâmicas a fim de propiciar o autoconhecimento, a autoestima e o respeito ao próximo. As dinâmicas eram concluídas com uma conversa leve em que cada participante colocava o que aprendeu e o que poderia mudar no seu jeito de ver a vida e seus problemas.

Conforme resumo do projeto, as estudantes relatam que como resultado desta ação de educação para e pelo lazer, desenvolveu-se um processo educativo em todo seu potencial crítico e emancipador, que contribuiu para que os participantes se apropriassem de uma nova compreensão de lazer e possibilitou o resgate da autoestima e cidadania ao assumirem o lazer como um direito sem culpa.

Livro

O capítulo publicado é intitulado As potencialidades educativas do lazer: experiência embrionária na comunidade do IFG-Luziânia. Faz parte do livro Educação Física: esportes e lazer em perspectiva sociocultural e inclusiva (volume II), organizado pela Editora Art Letras e os professores João Batista Lopes da Silva e André Beltrame.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.