Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pronatec: Cidade de Goiás

Alunas do Mulheres Mil desenvolvem trabalho prático

E-mail Imprimir

 

maria e anita

 

 

As 25 alunas do curso “Pintora de Obras” ofertado pelo Programas Mulheres Mil por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desenvolvem atualmente a disciplina de prática simulada nas residências da próprias estudantes. Durante esta semana, a fachada da casa de Maria Ferreira dos Passos está sendo pintada com a supervisão da professora Regina Duarte.

Segundo Cláudia do Amaral, psicóloga e supervisora do Programa Mulheres Mil, foi feito um levantamento entre as alunas daquelas pessoas que gostariam que suas residências passassem por alguma intervenção. A partir desse levantamento, foram realizadas visitas e escolhidas 5 casas para a realização das aulas práticas. “Serão realizados trabalhos diferenciados, algumas receberão uma parede com textura, outras pinturas em grades ou telhados, tudo para testar as diferentes técnicas de maneira prática”, explica.

Para Maria Ferreira, dona da primeira casa que ainda está sendo pintada, o curso está sendo uma experiência muito rica e interessante. “Nunca pensei que a mulher poderia lidar tão bem com uma área em que só vemos homens”. Ela também ressaltou a importância de se levar em consideração os sentimentos que as cores e texturas despertam nas pessoas. “Eu achava que a gente já comprava as cores prontas, aprendi que tem como usar tons diferentes e criar uma nova cor e que ela pode influenciar nas sensações e sentimentos de quem vê”.

Outra aluna que também se surpreendeu com o curso é Anita José Guardieiro. “É muito bom para mim, eu fico em contato com outras pessoas, desenvolvo novas amizades e aprendo muito, quando estou nas aulas não me lembro de mais nada e nem vejo o tempo passar”, ressaltou.

O curso “Pintora de obras” iniciou-se em abril e tem previsão de terminar no final do mês de agosto. O programa Mulheres Mil também oferece o curso de “aplicador de revestimento cerâmico“ que iniciou as aulas no mês de junho. Para a supervisora Cláudia, os cursos na área da construção civil quebram paradigmas estabelecidos. “É uma oportunidade de emancipação para a mulher poder exercer um trabalho que é destinado somente aos homens”.

 

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás

 

Mais de 80 estudantes recebem certificados do Pronatec em Itaberaí

E-mail Imprimir

Qua, 02/07/2014

Lisandra Lavoura entrega o certificado a uma das alunas do curso

Com uma apresentação dos alunos dos cursos de Libras iniciou-se ontem, dia 01 de julho, no salão de eventos da Associação atlético esportiva de Itaberaí (AAESI), a certificação de 81 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Os cursos de Libras (básico, intermediário), auxiliar em agropecuária e inglês básico foram ministrados neste primeiro semestre em parceria com os seguintes demandantes: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaberaí e Subsecretaria do Estado da Educação (Seduc) na Escola Estadual Honestino Guimarães.

Além dos familiares dos alunos, participaram do evento a diretora-geral do câmpus Cidade de Goiás Lisandra Lavoura, o pró-reitor de extensão Sandro Di Lima, o coordenador adjunto do Pronatec José Nerivaldo, o presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Itaberaí José Jackson e a secretaria de políticas sociais e terceira idade Sueli Pereira, representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG).

Sandro Di Lima, pró-reitor de extensão, ressaltou a importância da constituição das unidades remotas como a de Itaberaí. “São unidades que devem ser fortalecidas e replicadas para os demais câmpus da Instituição. Aqui em Goiás temos o maior número delas, localizadas em Itaberaí, Mossâmedes e Faina”.

O coordenador adjunto do Pronatec, José Nerivaldo, agradeceu a parceria dos demandantes como o Sindicato e a Seduc na sessão do espaço para a realização dos cursos. Ressaltou a importância do Programa para a inserção da comunidade na Instituição. “O Pronatec é uma grande porta de entrada ao IFG para as pessoas que se encontram em situação de vunerabilidade social e que não são atingidas pela forma tradicional de ingresso”.

Perspectiva para 2014/2

No segundo semestre serão ofertados mais cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego na Cidade de Goiás e nos municípios que abrigam unidades remotas. Para Itaberaí, segundo o coordenador adjunto José Nerivaldo, a pactuação com as instituições demandantes será ampliada com a inserção da prefeitura municipal. Estão previstos os seguintes cursos: Libras, inglês, auxiliar técnico em agropecuária, montador e operador de computador (pelo Programa Mulheres Mil). As inscrições devem ocorrer em agosto.

Veja mais fotos na página do Facebook

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás

 

 

Pronatec está com inscrições abertas para novos cursos

E-mail Imprimir
Seg, 26/05/2014

 

 

Estão abertas, até o próximo dia 03 de junho, as inscrições para os cursos do Bolsa Formação Pronatec. As matrículas podem ser realizadas no CRAS, durante todo o dia. São oferecidas 30 vagas nos seguintes cursos: operador de computador e espanhol básico.

Os interessados devem levar a cópia dos seguintes documentos para efetuar a inscrição: RG, CPF, comprovante de endereço e declaração de escolaridade. É necessário possuir o ensino fundamental incompleto para efetuar a inscrição.

 

Cursos do Pronatec e Mulheres Mil prorrogam inscrições

E-mail Imprimir
Sex, 07/03/2014

 

 

Continuam abertas as inscrições para os cursos dos Programas Bolsa-Formação Pronatec e Mulheres Mil do IFG -câmpus Cidade de Goiás. Os interessados podem se inscrever no Quartel do XX. Neste semestre, são ofertadas, ao todo, 220 vagas em 8 cursos gratuitos.

Pelo Programa Mulheres Mil são oferecidos os cursos de pintor e aplicador de revestimento cerâmico. No Pronatec são os seguintes: ilustrador, inglês básico. Inglês intermediário, LIBRAS básico, LIBRAS intermediário, recepcionista de eventos (vagas esgotadas).

Para os cursos dos Mulheres Mil, os interessados podem se inscrever durante todo o dia (8h às 19h) na Coordenação de Apoio ao Estaudante (CAE). No Pronatec, as inscrições são feitas das 17h às 19h na coordenação do programa.


Todos os candidatos devem ter mais de 16 anos e se apresentar, pessoalmente, no local de inscrição, levando os seguintes documentos: RG e CPF – do aluno e do responsável legal e comprovante de endereço.

 

Mais informações: 3371-3167/ 3371-9164.

 

Comunicação Social/ Câmpus Cidade de Goiás

 

Reitor e pró-reitores do IFG vão discutir na Setec ações e metas para 2014

E-mail Imprimir

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) está promovendo reuniões com os reitores dos institutos federais, para discutir o planejamento de ações para este ano e as metas a serem atingidas. Na segunda-feira, de manhã, será a vez do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Entre os assuntos que serão tratados destaca-se a expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a discussão sobre novas licitações, conclusão de obra, inaugurações e criação de câmpus avançados. Também estará em pauta a execução orçamentária de 2014, a distribuição de cargos entre os institutos federais e a lotação de servidores, além dos programas de formação de trabalhadores, Pronatec e Mulheres Mil.

 


Página 1 de 2.