Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pronatec: Itumbiara

Pronatec/Mulheres Mil

E-mail Imprimir

Qui, 11/02/2016

 

Câmpus realiza cerimônias de encerramento do Pronatec e Mulheres Mil

Alunas do curso de Manicure e Pedicure

O semblante de satisfação e alegria predominou nos alunos do Bolsa-Formação/Pronatec e Mulheres Mil que celebraram na última sexta-feira, 5, às vésperas do carnaval, o encerramento de seus respectivos cursos. As cerimônias foram realizadas em locais e horários distintos e organizadas pela coordenação-adjunta do Pronatec do Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG).


Mulheres Mil

A primeira cerimônia ocorreu no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), no Bairro Parque dos Buritis I, em Itumbiara. Nesse local, estavam presentes as alunas dos cursos de Manicure e Pedicure e do curso de Costureira de Máquina Reta e Overloque. A aluna Francisca Gomes de Souza Torquato, de 59 anos, comentou que já tinha conhecimento básico de costura e que agora, após o aprendizado das aulas, sua habilidade “vai ser melhor ainda”. Ela também demonstrou vontade de outros fazer cursos caso do Mulheres Mil caso tenha a oportunidade.

Daiane Maria exibe peça costurada por ela

A colega de curso Daiane Maria da Conceição Barbosa, de 22 anos, revelou que não possuía nenhuma prática de costura e que estava bastante desanimada antes das aulas do Mulheres Mil. Agora, ela afirmou que estava muito animada e que irá distribuir currículo para conseguir um emprego na área.

Já Sara dos Santos, de 23 anos, que participou do curso de Manicure, disse ter aprendido novas técnicas e que também se aperfeiçoou. Ela falou ainda que o clima das aulas foi “muito bom”.


Diretora-Geral, presidente da APPAI e coord. do Pronatec

Pronatec

No período da noite foi a vez da turma de Curtidor de Couros e Peles celebrar a concretização do curso. A cerimônia aconteceu na Associação dos Pescadores Profissionais e Aquicultura de Itumbiara (APPAI), no Bairro Afonso Pena. Nas aulas desse curso, os alunos aprenderam a reaproveitar a pele do peixe tilápia e de outras espécies para transformar em couro. Após esse processo, é possível confeccionar peças como carteira, bolsa e bainha. O presidente da APPAI, Leivis Carlos Mercedes, que também se formou, destacou o ineditismo desse curso via Pronatec e mostrou imensa gratidão pela oportunidade e parceria com o Câmpus Itumbiara que, segundo ele, "tem sido parceiro da Associação desde o início". Leívis disse também que o projeto do curso é “bastante arrojado” e merece ser continuado.


Cumprimentos

Nas duas cerimônias estavam presentes a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso e o coordenador-adjunto local do Bolsa-Formação/Pronatec, Gilmar Rodrigues Morais.

A diretora Aline expressou o orgulho do IFG em colaborar com a formação dos alunos e agradeceu a confiança de todos “no trabalho e capacidade do Instituto” em realizar os cursos. Aline ainda incentivou todos a continuarem se capacitando e conhecer as instalações do Câmpus.

O coordenador-adjunto Gilmar ressaltou e destacou o esforço de todas as turmas em concluir as aulas apesar de todos os empecilhos que surgiram. Gilmar disse ainda que aquele era o momento de “comemorar o sucesso de vocês” e que ele tinha a certeza que essa certificação “fará a diferença na vida de cada um'.

Ambos gestores também agradeceram e ressaltaram a importância da parceria com a Prefeitura de Itumbiara, Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Solidariedade (Funsol), APPAI e Cras na promoção e efetivação dos cursos do Pronatec e Mulheres Mil.

Prestigiaram o evento o prof. do Câmpus Rudson Jesus Pereira, a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex) Blyeny Hatalita Pereira Alves, a coordenadora do Cras Raquel Faria Ferreira e a coord. do Acessuas Trabalho de Itumbiara, Rívian Romano.

Veja fotos da cerimônia.

 


Setor de Comunicação Social e Eventos Câmpus Itumbiara