Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Logística de suprimentos e de distribuição e pesquisa operacional formam tripé da atuação do GELOT
Campanha “Juntos pela Pesquisa”

Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 18h24 | Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 17h14

Grupo de pesquisa do IFG Anápolis foi criado em 2019 e realiza diversas atividades mensais para incremento de seus estudos

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Logística e suas Tecnologias (GELOT) foi criado em 2019 e conta atualmente com oito membros, sendo seis docentes e dois estudantes. O grupo de pesquisa do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis nasceu com o objetivo de promover um maior conhecimento em áreas específicas da logística, que são importantes para a formação do perfil profissional do aluno. Assim, os principais interesses do GELOT estão concentrados em três linhas de pesquisa: Logística de suprimentos; Logística de distribuição; e Pesquisa operacional. O grupo é classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dentro da área de Administração. Os membros do GELOT publicaram, nos últimos quatro anos, um total de 23 trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Apresentação do GELOT durante o IX Seminário IC do IFG Anápolis em 2019

O GELOT tem reuniões mensais, com participação dos membros do grupo, alunos do curso e demais estudantes do IFG na forma de convidados. Os encontros são realizados no formato de seminário; palestras; mesas-redondas; oficinas; debate sobre as temáticas das linhas de pesquisa; apresentação de resultados de pesquisas e estudos realizados por professores, colaborares, alunos, visitantes; apresentação ou discussão sobre inovações em produtos e/ou processos na área de atuação do grupo.

Em março de 2019, o grupo foi oficialmente apresentado à comunidade acadêmica em atividade realizada durante o IX Seminário de Iniciação Científica do Câmpus Anápolis. Desde o primeiro ano de implantação, o GELOT já promoveu sete eventos, entre palestras, oficinas e grupos de discussão.

1º Encontro: abril de 2019 – Apresentação das linhas de pesquisa e do funcionamento do grupo

2º Encontro: maio de 2019 – Discussão de artigo das linhas de pesquisa - “Cadeia de suprimentos”

3º Encontro: junho de 2019 - Palestra intitulada “Análise do sistema de transporte brasileiro”. Proponente: Frederico Rodovalho de Oliveira do Senac Goiânia

4º Encontro: setembro de 2019 - Oficina Custos e Roteirização. Proponente: Roberto Alves Figueiredo Junior

5º Encontro: outubro de 2019 - Custos no transporte de cargas

6º Encontro: maio de 2021 - Palestra intitulada “Logística no varejo e seus desafios no atendimento ao cliente”. Proponente: Luana Carvalho

7º Encontro: agosto de 2021 - Palestra intitulada “Logística reversa de pós-venda e pós-consumo aplicada no segmento atacadista”. Proponente: Germana Medeiros

COMO PARTICIPAR

Como membros do GELOT, podem participar professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFG Anápolis, docentes externos de curso da área de Gestão e Negócio, professores convidados, servidores convidados do IFG Anápolis, desde que tenham a anuência dos membros constituintes do grupo. A participação dos discentes tem sido concretizada por meio de convite, tendo como requisito ser estudante do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Câmpus Anápolis.

Acerca das linhas de pesquisa trabalhadas pelo GELOT, destaca-se que a Logística de Suprimentos é a linha de pesquisa dedicada ao estudo de temas voltados para o Planejamento, programação e controle da produção; Gestão de compras e aquisição; Gestão de estoques; Armazenagem; Manuseio de materiais; TI aplicada a logística de suprimentos; entre outros. Já a Logística de Distribuição é voltada para o estudo de temas relacionados a Canais de marketing; Processamento de pedidos; Serviços logísticos; Gestão de transporte; Logística internacional; Legislação aplicada a logística; Gestão da cadeia de suprimentos; Logística reversa; Sustentabilidade; TI aplicada a logística de distribuição e transporte; entre outros. E a terceira linha de pesquisa   Pesquisa Operacional  abrange o estudo de modelos matemáticos e estatísticos voltados para implantar soluções para otimizar e racionalizar os processos logísticos e também engloba temas relacionados a localização e dimensionamento de instalação física; roteirização de veículos e programação de entregas; entre outros.

O GELOT possui uma página eletrônica de divulgação institucional sobre suas ações e projetos disponível no link a seguir: https://pesquisa.ifg.edu.br/gelot/

Conheça o espaço destinado ao GELOT na plataforma IFG Produz, que dispõe sobre os membros atuais e detalhes da produção científica do grupo CLICANDO AQUI

Veja a seguir o vídeo de apresentação do GELOT na campanha:

Essa reportagem especial faz parte da campanha “Juntos pela Pesquisa”, promovida pela Coordenação de Comunicação Social do IFG Anápolis com o objetivo de divulgar o trabalho que tem sido realizado pelos sete grupos de pesquisa em atividade no câmpus. Saiba mais sobre essa campanha clicando aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis com informações da liderança do GELOT