Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pedagogia Bilíngue Libras/Português do IFG Aparecida de Goiânia participa de Congresso Internacional sobre Educação de Surdos
Início do conteúdo da página
PEDAGOGIA BILÍNGUE LIBRAS / PORTUGUÊS

Pedagogia Bilíngue Libras/Português do IFG Aparecida de Goiânia participa de Congresso Internacional sobre Educação de Surdos

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 14h04 | Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 16h10

Alunos do Polo Aparecida da turma de Pedagogia Bilíngue EaD também participam do evento no Rio de Janeiro

 

Nesta semana, um grupo de representantes do IFG Aparecida de Goiânia viajou ao Rio de Janeiro para participar do XVII Congresso Internacional e XXII Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A comitiva de Aparecida de Goiânia é formada pelo professor Thiago Cardoso Aguiar, que representa a coordenadora do Polo Aparecida do curso de Pedagogia Bilíngue EaD (INES), profa. Waléria Vaz; dois professores mediadores do mesmo curso, Newton da Rocha Nogueira e Andreia Cristina de Lima; e três alunas, Ariany Marques de Souza, Lira Matos e Sheilly Aparecida Jorge Rodrigues Moraes.

O evento, que termina nesta quinta-feira (20), coincide com as comemorações do Setembro Azul, que é um mês de reflexões e organizações sobre as lutas e conquistas da comunidade surda brasileira. Este ano o COINES trouxe o tema: “Estudos Surdos: diferentes olhares para os saberes das comunidades surdas”.

 

Ampliando o alcance do IFG

Segundo a professora Waléria, que coordena o Polo Aparecida de Goiânia do curso online de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a participação do IFG Aparecida de Goiânia neste evento demonstra o alcance que os cursos de Pedagogia Bilíngue presencial e EaD têm dado à nossa instituição. Sobre isto ela comenta:  “O curso de Pedagogia Bilíngue EaD, com esse convênio que fizemos com o INES, faz com que o câmpus Aparecida abra as asas. Faz com que tenhamos a possibilidade de alcançar outros espaços, que não só a região metropolitana de Goiânia. Agora nós temos, por exemplo, alunos que são do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Rio Grande do Sul. O nosso curso é pioneiro no Brasil, e essa parceria com o INES, que é um Instituto centenário, nos concede um olhar ainda melhor sobre o IFG Aparecida, sobre as ações que a gente tem feito nessa área.”

 

Construindo Redes

O professor Thiago, que está no Rio de Janeiro, comenta sobre a participação do IFG Aparecida de Goiânia no evento: “O COINES é o Congresso organizado pela principal instituição de educação de surdos do país, a primeira escola de surdos do Brasil. O INES tem mais de 150 anos. É uma escola que tem desde uma creche até pós-graduação, pra atender a pessoas surdas. Então, é a instituição de referência no país quando se fala em educação de surdos. E esse congresso traz para nós todas as novidades que existem para esta área. Por isso, a importância de ter pessoas do IFG aqui, é que o nosso pessoal está ‘bebendo na fonte’. Aqui eles estão conhecendo as mais novas informações da área e podem replicar isso no Instituto. Outro benefício é a constituição de redes. Aqui nós conhecemos profissionais de outras áreas, de outras instituições, e estabelecemos novos contatos para novas redes de conhecimento. “

 

Setembro Azul

O mês de setembro é especial para a comunidade surda, que chama a atenção da sociedade em diferentes datas comemorativas, como o Dia do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (1º/09), o Dia Internacional da Língua de Sinais (10/09), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o Dia Nacional do Surdo (26/09), o Dia Mundial do Tradutor e o Dia Internacional do Surdo (30/09). 

O chamado “Setembro Azul” tem uma programação de eventos durante todo o mês no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, onde funciona o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português, pioneiro no País na modalidade presencial.

 

As próximas atividades do Setembro Azul no IFG Aparecida de Goiânia acontecem hoje e na próxima sexta-feira (28):

 

  • 20/09 - 19h30min

Compartilhando Projetos na Educação de Surdos:

Inauguração do Laboratório de Práticas de Ensino do Curso de Pedagogia Bilíngue

Flávia de Almeida Pinheiro

Joana Cristina Neves de Menezes Faria

 

  • 28/09 - 19h30min

Palestra - "Equidade nas línguas de sinais e nos direitos humanos da Pessoas surdas"

Prof. Dra. Flaviane Reis

 

Realização: Núcleo de Pesquisa “Educação, Linguagem e Discurso”, Coordenação de Polo do Curso de Pedagogia EaD – INES/IFG e Coordenação do Curso de Pedagogia Bilíngue IFG

 

Pedagogia Bilíngue EaD

O IFG Aparecida de Goiânia é um dos 12 polos do País e o único de Goiás a oferecer o curso que foi criado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A aula inaugural foi presencial e aconteceu no mês de março. Nesta oportunidade os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o câmpus e a equipe de tutores, além de fazer o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e receber as orientações para início das aulas.

No IFG, estão matriculados 25 alunos da Região Metropolitana de Goiânia, de municípios do interior do Estado de Goiás e também do Distrito Federal e dos estados do Rio Grande do Sul, Tocantins e Mato Grosso. Henelly Oiveira Nunes é surda e mora em Brasília. Ela soube do curso por uma amiga que é intérprete de Libras e se inscreveu para uma vaga. Ela conta que um professor bilíngue fez falta em sua formação escolar inicial e agora pensa em ser professora e poder ajudar pessoas surdas. A coordenadora do polo IFG, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, conta que o IFG já é referência no País com o curso de Pedagogia Bilíngue presencial e que a instalação do curso a distância é mais um marco histórico para a comunidade surda, do qual o Instituto Federal de Goiás mais uma vez participa.

 

Veja as fotos enviadas pelos participantes do IFG Aparecida de Goiânia, no Facebook do Câmpus: @ifgaparecida

 

Para conhecer o INES, acesse seu portal: http://ines.gov.br

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página