Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Federação de Arte-Educadores do Brasil divulga estampas produzidas por alunos de Modelagem do Vestuário
MODELAGEM DO VESTUÁRIO

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 09h47 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 12h11

As estampas produzidas utilizando técnica da gravura são destaque no boletim de outubro da FAEB

Imagem da estampa sendo impressa é uma das fotografias publicadas pela revista

O boletim de outubro da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB) traz um relato do professor e artista visual Alexandre Guimarães sobre o trabalho “Estampadeiras”,  que consistiu na produção e exposição de estampas em tecido por alunos do curso Técnico Integrado em Modelagem do Veestuário (EJA) do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Alexandre fala da proposta de processo criativo com os estudantes e da técnica Biônica, que é a base conceitual do projeto e consiste na utilização de conhecimentos da biologia para aplicação em Engenharia e Design. A publicação apresenta imagens das estampas e da exposição realizada pela turma em setembro na Galeria de Artes e Ofícios – GalO, no IFG Aparecida. O professor foi quem conduziu o processo de criação das estampas com a turma.

A revista anuncia em seu editorial, assinado pela professora e artista Leda Guimarães, que o trabalho cria interlocuções com saberes e fazeres das pessoas envolvidas e mostra que “as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos podem e devem sair de estereótipos de manuais pedagógicos”.  A criação das estampas foi desenvolvida em aulas ministradas no primeiro semestre, quando a turma era ainda ingressante no curso. Imagens dos trabalhos criados permeiam toda a edição da revista da FAEB, que trata de diferentes assuntos no diálogo entre arte e educação.

O professor Alexandre Guimarães explicou, na inauguração da exposição no IFG, que o trabalho possibilitou aos alunos vivenciar a prática da composição visual. Estampar o tecido com a técnica da gravura foi um trabalho que utilizou unidades gráficas denominadas “raportes”, que são desenhos projetados para a repetição. Assim, repetindo suas criações de forma harmônica no tecido, utilizando prensa gráfica para impressão, os artistas chegaram aos resultados levados à mostra.

Acesse nos links abaixo a edição de outubro do Boletim da FAEB

Versão Online

Versão PDF