Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do EJA recebem espetáculo teatral e falam sobre alimentação saudável

Alunos do EJA recebem espetáculo teatral e falam sobre alimentação saudável

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 17h38

Espetáculo sobre desaparecimentos na América Latina provoca alunos da Educação de Jovens e Adultos

No dia de 24 de outubro, feriado em Goiânia, mas não na região metropolitana, os alunos dos cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA Alimentos e Modelagem do Vestuário) do IFG Aparecida de Goiânia tiveram uma experiência diferente. As turmas foram reunidas no Miniauditório B, onde foram propostas duas atividades extra-aulas. A primeira delas foi uma palestra com a nutricionista do câmpus, Tcherena Brasil, que falou aos alunos sobre Alimentação Saudável. O segundo momento foi a apresentação de uma peça teatral chamada "Desaparecidos", pela Cia de Teatro Cidade Livre.

O espetáculo da Cia. De Teatro Cidade Livre, que tem texto de Claudia Eid Asbun, traduzido por Ieda Magri, coloca em cena o tema dos desaparecimentos na América Latina. A peça, originalmente constituída por 4 personagens é realocada, nesta montagem, em duas vozes, que são as dos atores Takaiúna Correia e Roger Thomas. O espetáculo, que eles chamam de "texto-performance-acontecimento", é apresentado ao público em forma de jogos de palavras, com corpos que se multiplicam ou desaparecem por trás de uma penumbra pincelada de luzes coloridas e a completa ausência de uma linearidade narrativa.

O conteúdo sócio-político do espetáculo é provocativo e muitas vezes incômodo. O contexto em que a obra é exibida ao público também determina sua ligação com personagens e conteúdos. A linguagem do trabalho não busca uma comunicação direta, mas uma catarse sensorial da audiência. Tudo isso, segundo os artistas, faz com que o espetáculo "Desaparecidos" seja uma obra ambígua, mas necessária, principalmente quando deseja-se falar sobre direitos humanos.

Desaparecidos segue a proposta da Cia. de Teatro Cidade Livre, quando propõe um diálogo com a comunidade de Aparecida de Goiânia, para a construção de uma memória social, artística e coletiva, valorizando o compromisso com a dignidade humana. O projeto de circulação de Desaparecidos conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Governo de Goiás e por isso mesmo a apresentação ofertada para o IFG Aparecida de Goiânia foi totalmente gratuita.

Veja no Facebook do Câmpus Aparecida de Goiânia as fotos do evento.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia