Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos/as de Engenharia Civil do IFG Aparecida de Goiânia são premiados/as pela FECITEC
FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 20h31 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 17h38

Os projetos, ligados à construção civil e ao meio ambiente, garantiram os três primeiros lugares na mostra destinada a projetos de ensino superior.

No último dia do mês de outubro o curso de Engenharia Civil do IFG Aparecida de Goiânia foi laureado com três premiações concedidas a trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos e alunas do 4º e do 8º período do curso, que foram inscritos na VI Feira de Ciência e Tecnologia do município de Aparecida de Goiânia. O pôster de Sávio Aparecido dos Santos e Yuri Costa Barros sobre análise estatística de dados sobre barragens, que abordou o impacto deixado pela barragem de Fundão, no município de Mariana, sobre a Bacia do Rio Doce, recebeu o certificado de 1º lugar. A apresentação oral de Lara e Miriam, sobre características do solo e ruptura de talude, ficou em 2º lugar e a apresentação oral de Pedro Bonifácio, Kevin Sanches e Gabriel Lopes, sobre solos tropicais compactados recebeu o certificado de 3º lugar. Os três grupos foram orientados pelos professores Diogo Gonçalves Dias e Arlam Carneiro Silva Junior.

O evento, ocorrido nos dias 30 e 31 de outubro, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG), é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia e já está em sua sexta edição. O objetivo da Feira é fortalecer a interação entre as instituições de ensino do município e a indústria local, visando fomentar pesquisas, conhecimentos e inovação em prol do desenvolvimento sustentável da cidade.

Os/as alunos/as de Engenharia Civil do IFG Aparecida de Goiânia falaram sobre a importância de levar suas pesquisas para este espaço da FECITEC. Sobre isso, Sávio Aparecido comenta: “Foi uma ótima experiência. Nós tivemos contato e conseguimos expor o trabalho para pessoas de várias idades e várias formações, de todo o município de Aparecida. Algo que nem sempre é possível, estando somente no ambiente do Instituto.” Já os alunos Pedro, Kevin e Gabriel foram unânimes em dizer que a premiação serviu para incentiva-los a aperfeiçoar a pesquisa e dar prosseguimento nesta linha de estudos. As alunas Miriam e Lara comentam sobre a relevância de sua pesquisa para o mundo prático: “A nossa pesquisa repercute nos meios sociais e produtivos quando demonstramos, por exemplo, o impacto da escolha de um solo homogêneo para construção de taludes, que são as encostas e rampas, que tanto podem ser naturais como construídas artificialmente em terrenos com grande declive.”

O tema desta edição da Feira de Ciência e Tecnologia foi “Cidade Inteligente: democratização da cidadania”. A proposta, em consonância com a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, propôs uma reflexão sobre o direito de viver na cidade e a cidade como locus para o exercício da cidadania, por meio do conceito de Cidade Inteligente. Participaram da exposição de trabalhos de pesquisa científica os alunos de toda a rede de ensino de Aparecida de Goiânia, incluindo Ensino Fundamental, Médio/Técnico e Superior.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia