Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores se preparam para início das aulas no IFG Aparecida de Goiânia
Início do conteúdo da página
PLANEJAMENTO

Servidores se preparam para início das aulas no IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 16h51 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 18h36

Palestrantes convidados enriquecem a agenda de preparativos para o retorno às atividades acadêmicas.

imagem sem descrição.

 

Na manhã desta terça-feira, 05/02, aconteceu a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico do IFG Aparecida de Goiânia 2019/1. O evento contou com dois professores convidados: Prof. Dr. José Carlos Moreira de Souza, do Câmpus Ceres do IF Goiano, e Prof. Me. Berto Rodrigo Marinho da Luz, do Câmpus Hidrolândia, também do IF Goiano. A mediação ficou a cargo da servidora Kamilla Assis Tavares, Técnica em Assuntos Educacionais do Câmpus Aparecida de Goiânia. O público foi formado por professores e técnicos-administrativos, além dos gestores desta unidade. Veja a programação completa.

 

Na Mesa de abertura, o primeiro a falar foi o professor José Carlos, que trouxe questões ligadas ao Currículo Integrado e à Educação Profissional e Tecnológica, traçando um breve histórico da Rede Federal de Educação e suas atribuições perante a sociedade, enquanto instituição que atualmente busca formar cidadãos não somente para o domínio de técnicas exigidas pelo mercado de trabalho, mas sim para todas as dimensões da vida humana. Para isto, o professor trouxe elaborações de pesquisadores como Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, Marise Ramos e Gaudêncio Frigotto, além de teorias sobre formação integral, ou omnilateral, presentes nas obras de Marx e Gramsci. Também foram observados dados sobre evasão escolar no Ensino Médio e sobre formas de segregação educacional, institucionalizadas por políticas públicas. A pergunta principal apresentada à equipe do IFG Aparecida de Goiânia foi: o currículo integrado é vivenciado na prática social e pedagógica das escolas que ofertam essa modalidade de ensino? Ou seja, a formação humana integral/omnilateral constitui-se o alvo do ensino médio integrado?

 

Na segunda parte, o professor Me. Berto Rodrigo, do IF Goiano – Hidrolândia, apresentou a experiência de seu câmpus na busca pela implementação de um currículo mais adequado à integração de conteúdos, superando a simples interdisciplinaridade e conduzindo o processo pedagógico para um formato que garantisse, inclusive, a menor evasão do aluno do Ensino Médio. Berto descreveu como teve início o novo Projeto Pedagógico de sua unidade, visando uma educação verdadeiramente integral, falou sobre os agentes educacionais envolvidos, as etapas percorridas, os anseios dos alunos/as, a evolução do processo e mesmo as falhas que ainda seguem sendo corrigidas. Durante sua fala o docente exemplificou as alterações em cargas horárias destinadas à presença do aluno em sala de aula e em projetos de ensino, pesquisa e extensão, monitorias e apoios, falou sobre a inserção de um Núcleo Articulador, a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos Técnicos Integrados, a implantação de regências compartilhadas, as semanas e os eixos de integração. Por fim, apresentou os resultados alcançados com estas mudanças e destacou como elas refletiram o sucesso do novo modelo de ensino-aprendizagem, apontando os números que provaram a diminuição da evasão e a satisfação de todos os participantes, por meio de depoimentos.

 

A Semana de Planejamento Pedagógico é uma atividade semestral que tem o propósito de integrar professores e técnicos-administrativos do Câmpus na tarefa de preparar a recepção aos alunos veteranos e novatos, além de formatar as atividades do semestre letivo. A Diretora-Geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, presente nas palestras de abertura, considera que esse é um momento imprescindível no calendário do campus, pois configura um importante espaço para formação docente, troca de experiências, bem como reorganização e preparação para o início do semestre letivo.

 

Mesa de Encerramento

A programação do evento segue até sexta-feira, com sistematizações de atividades da instituição, reuniões de colegiados, eleições de coordenação de curso e apresentações de departamentos administrativos do câmpus. O encerramento será com a mesa “Aspectos políticos e jurídicos concernentes à atuação docente nos dias atuais”, com convidados da PUC/GO, da Reitoria do IFG e do SINTEF – Goiânia.

  

Sobre os convidados:

 

Prof. Dr. José Carlos Moreira de Souza

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas, Câmpus VI, Caetité (UNEB, 2001); Especialista em Uso dos Recursos Naturais e os Reflexos no Meio Ambiente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2003); Mestre em Ciências da Educação Agrícola pelo Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/IA - UFRRJ, 2009) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE - UFG, 2014). É professor no Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), atuando em cursos técnicos e de graduação no Câmpus Ceres e no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IF Goiano - Câmpus Morrinhos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3304933426514766

 

Prof. Me. Berto Rodrigo Marinho da Luz

Licenciado em Matemática pela UFG, especializado em Docência Universitária pela FMB e Mestre em Matemática pela UFG - Goiânia. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado de Hidrolândia - GO.Tem experiência na área de Matemática no ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior, com ênfase no ensino da Matemática.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6346326501401261

 

 

Veja aqui as fotos da abertura.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página