Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Luva para comunicação entre surdos e ouvintes é apresentada em evento de Ciência e Tecnologia
Inovação

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 12h52 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

A luva transceptora, desenvolvida por pesquisadores do IFG, foi apresentada em palestra proferida pela professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, na segunda-feira, 18 de novembro

O projeto inovador da luva transceptora, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Goiás (IFG) e que possibilita a comunicação entre surdos e ouvintes, foi apresentado a estudantes de cursos de graduação da Fac Unicamps, em Goiânia, nesta segunda-feira, 18 de novembro, pela professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. A palestra integrou a programação do 1º Seminário de Ciência, Tecnologia e Oportunidades de Trabalho, organizado pelo presidente da Comissão de Ciência e Tenologia do Senado, senador Vanderlan Cardoso.

A professora Waléria falou do projeto da luva, criado por professores do IFG, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal), e de sua utilidade, cuja tecnologia possibilita que os movimentos feitos pelo usuário da luva sejam convertidos para textos escritos e voz. Assim, os surdos que se comunicam em Libras podem ter suas mensagens traduzidas para Português, Inglês e outras línguas. O sistema de tradução bidirecional possibilita a visualização simultânea da mensagem em um computador.

Estiveram também presentes à palestra, os estudantes Daniel e Yuri, do curso Técnico Integrado em Automação Industrial do IFG – Câmpus Senador Canedo, e o professor surdo Sérgio Vaz Mendes. Os estudantes colaboraram com a demonstração da utilização das luvas e o professor Sérgio comprovou a eficácia do equipamento, que traduziu as mensagens do professor, comunicadas em Libras, no decorrer da palestra.

O projeto da luva transceptora foi desenvolvido em 2014 e está em fase de conclusão. Kits do equipamento serão levados a unidades de instituições federais de educação profissional e tecnológicaa de todo o País. A ferramenta vai possibilitar maior autonomia e qualidade na comunicação entre alunos e profissionais surdos nos locais em que for utilizada.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia