Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Engenharia Civil do IFG Aparecida têm aula de Libras relacionada ao cotidiano da profissão
Inclusão

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h04 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

A aula foi ministrada pelo professor surdo Sérgio Vaz Mendes, que trouxe exemplos práticos para um engenheiro que venha a trabalhar com um colega surdo

O professor Sérgio Vaz Mendes é surdo e deu uma aula diferenciada aos estudantes do curso de Engenharia Civil que fazem a disciplina Libras neste semestre no IFG Aparecida

Os estudantes do curso de Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia que fazem a disciplina optativa Libras neste semestre tiveram uma aula diferenciada na última terça-feira, 19 de novembro. Com visita do professor surdo Sérgio Vaz Mendes, os futuros engenheiros puderam conversar sobre sinais e termos, em Libras, do cotidiano da Engenharia Civil.

O aprendizado de sinais relacionados à Engenharia Civil já compõe a programação de atividades da disciplina, mas o professor Sérgio trouxe uma contextualização ainda maior à aula, possibilitando exemplos práticos do dia a dia do engenheiro com um colega surdo. Esse foi o objetivo da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, que ministra a disciplina. Ela explica que os profissionais engenheiros têm entre os desafios da profissão, o de orientar um colega de trabalho surdo. “Hoje temos surdos formados em Engenharia Civil e com dificuldades de entrar no mercado de trabalho por conta da barreira na comunicação”, afirma Waléria.

Além de envolver os estudantes em questões relativas à inclusão social, a disciplina “Libras” proporciona uma abertura à cultura da diversidade. Nos cursos de licenciatura no Brasil, essa prática já é comum, mas a professora Waléria considera que essa oportunidade aos graduandos dos cursos de bacharelado, caso da Engenharia Civil, é imprescindível no processo de formação profissional.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia