Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Engenharia Civil do IFG Aparecida têm aula de Libras relacionada ao cotidiano da profissão
Início do conteúdo da página
Inclusão

Estudantes de Engenharia Civil do IFG Aparecida têm aula de Libras relacionada ao cotidiano da profissão

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h04 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

A aula foi ministrada pelo professor surdo Sérgio Vaz Mendes, que trouxe exemplos práticos para um engenheiro que venha a trabalhar com um colega surdo

O professor Sérgio Vaz Mendes é surdo e deu uma aula diferenciada aos estudantes do curso de Engenharia Civil que fazem a disciplina Libras neste semestre no IFG Aparecida
O professor Sérgio Vaz Mendes é surdo e deu uma aula diferenciada aos estudantes do curso de Engenharia Civil que fazem a disciplina Libras neste semestre no IFG Aparecida

Os estudantes do curso de Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia que fazem a disciplina optativa Libras neste semestre tiveram uma aula diferenciada na última terça-feira, 19 de novembro. Com visita do professor surdo Sérgio Vaz Mendes, os futuros engenheiros puderam conversar sobre sinais e termos, em Libras, do cotidiano da Engenharia Civil.

O aprendizado de sinais relacionados à Engenharia Civil já compõe a programação de atividades da disciplina, mas o professor Sérgio trouxe uma contextualização ainda maior à aula, possibilitando exemplos práticos do dia a dia do engenheiro com um colega surdo. Esse foi o objetivo da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, que ministra a disciplina. Ela explica que os profissionais engenheiros têm entre os desafios da profissão, o de orientar um colega de trabalho surdo. “Hoje temos surdos formados em Engenharia Civil e com dificuldades de entrar no mercado de trabalho por conta da barreira na comunicação”, afirma Waléria.

Além de envolver os estudantes em questões relativas à inclusão social, a disciplina “Libras” proporciona uma abertura à cultura da diversidade. Nos cursos de licenciatura no Brasil, essa prática já é comum, mas a professora Waléria considera que essa oportunidade aos graduandos dos cursos de bacharelado, caso da Engenharia Civil, é imprescindível no processo de formação profissional.

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página